Cassilândia, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

20/09/2018 07:40

Sem saneamento básico, municípios de MS sofrem com epidemia de doenças

Correio do Estado

 

Mais da metade dos municípios de Mato Grosso do Sul não tem Plano Municipal de saneamento básico. O número é alarmante, já que a falta de preocupação com abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e o tratamento de esgoto, levam a endemias ou epidemias de doenças. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, realizada desde 1999 em todas as cidades do país, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, divulgado ontem, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, apenas 30 afirmam ter o plano municipal de saneamento. Endemias ou epidemias de doenças ligadas ao saneamento básico atingiram 33% dos municípios. A dengue foi a doença mais citada, com 26 municípios (26,6%).

As outras doenças mais citadas foram diarreia (10 municípios), doenças do aparelho respiratório (09), Zika e Chikungunya (7), hepatite (4) e verminoses (03).

Já em relação a Política Municipal de Saneamento Básico (traça diretrizes gerais para os serviços), 32 municípios de MS (40,5%) informaram ter e 30 municípios (38%) declararam estar elaborando.

Ainda conforme a pesquisa, 16 municípios informaram ter sistema municipal de informações de caráter público e 31,4% informaram ter ouvidoria municipal ou central de atendimento aos usuários dos serviços. Além disso, só 11 (13,9%) municípios declararam ter Fundo Municipal de Saneamento Básico.

Apesar da exigência legal, em 2017, apenas 21,5% dos municípios (17) afirmaram terum Conselho Municipal de Saneamento, sendo 15 exclusivos da área e dois em conjunto com outras políticas. Ainda assim, houve um aumento no número já que em 2011, não havia município em MS com Política Municipal de Saneamento Básico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 10 de Dezembro de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 09 de Dezembro de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 08 de Dezembro de 2018
Sexta, 07 de Dezembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)