Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sem contratos, frigoríficos pagam menos pela arroba

Jefferson da Luz, Campo Grande News - 12 de dezembro de 2008 - 14:51

A falta de renovação dos contratos com os compradores no exterior tem forçado os frigoríficos a pagarem menos pela arroba do boi. Hoje, mesmo em alta, a arroba está sendo negociada na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro) a R$ 75,50, menos que no início da semana, quando chegou a R$ 78,81. No ano, o pico registrado foi de 86,19 a arroba.

“O problema está na falta de crédito para garantir as compras. Os bancos, lá fora, não estão financiando os compradores, que não têm como garantir a compra por eles mesmos, e o vendedor, aqui, não vende se a garantia”, explica o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho.

Segundo Laucídio, os frigoríficos do Estado trabalham com um prazo de contrato curto, e agora, quando a maioria deles está chegando ao fim, não há perspectiva de renovação. “Em outubro houve uma redução de cerca de 40% no comércio exterior, e novembro foi ainda pior do que outubro”, conta.

Ele ainda disse que o consumo interno de carne está normal, mas que nossa produção é muito superior ao consumo, o que causa uma redução do abates.

Mesmo com um cenário não tão favorável pela frente, o presidente da Associação prevê uma retomada das exportações. “O mundo precisa comer. Logo as vendas vão voltar ao normal, mas em uma outra realidade, os preços vão ser renegociados, pois o mercado estava muito aquecido. Os contratos voltarão, mas abaixo que foi negociado anteriormente”, prevê.



SIGA-NOS NO Google News