Cassilândia, Domingo, 29 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

05/08/2020 05:00

Sem bloquear WhatsApp, criminosos aplicam golpes usando apenas fotos das vítimas

Tem que prestar atenção no número do celular que está ligando

Adriano Fernandes, Campo Grande News
Sem bloquear WhatsApp, criminosos aplicam golpes usando apenas fotos das vítimas

 

Estelionatários estão conseguindo aplicar golpes pelo WhatsApp na Capital, sem sequer assumir o controle do aplicativo dos usuários. Só nesta terça-feira (04) os criminosos pediram dinheiro a contatos de dois médicos de Campo Grande. Na semana passada, pelo menos uma mulher perdeu cerca de R$ 1,4 mil, ainda conforme apurado pela reportagem.

Segundo a Polícia Civil, agora, os criminosos estão pedindo dinheiro para os contatos dos celulares, usando um número diferente do telefone das vítimas, mas com as mesmas fotos de perfil usadas por elas no aplicativo. Contando apenas com a desatenção de seus alvos, eles enviam mensagens pedindo dinheiro para fazer um pagamento.

Eles induzem a pessoa fazer a transferência de determinada quantia para terceiros e dizem que no outro dia farão a devolução do valor. No entanto, assim que a vítima transfere o montante e retorna o contato, ele agradece e bloqueia o número.

Até então as vítimas desse tipo de golpe, perdiam o controle do WhatsApp, geralmente após confirmarem algum código enviado pelos criminosos. O desafio da Polícia Civil, no momento, é descobrir como os criminosos estão tendo acesso a lista de contatos das vítimas, sem clonar ou bloquear o aplicativo.

Alerta - Para evitar o golpe, basta que a pessoa confira se a imagem do perfil no Whats corresponde com o número usado pelo contato. Caso algum usuário receba esse tipo de mensagem a Polícia Civil orienta para que o morador ligue antes para o contato original da vítima, e confirme se é ela mesma quem está fazendo o pedido.

Um boletim de ocorrência por estelionato e falsidade ideológica também pode ser registrado em qualquer delegacia da Capital. 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 29 de Novembro de 2020
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)