Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sem Banco de Olhos, transplantes caem em 92,5% em MS

Inara Silva / Campo Grande News - 27 de setembro de 2005 - 16:27

Desde março deste ano, a Santa Casa de Campo Grande está com seu Banco de Olhos desativado em função da falta de credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Claire Miozzo, com os trabalhos suspensos, houve queda no número de transplantes córneas realizados no Estado; passando de 120 realizados de janeiro a setembro do ano passado, para 9 no mesmo período deste ano; uma redução de 92,5%. A coordenadora da Central explicou que o único Banco do Estado é instalado na Santa Casa e o credenciamento depende do hospital.

Até março deste ano, segundo a coordenadora, foram feitos cinco procedimentos no Estado. Após esta data, sem o Banco de Olhos, foram feitos quatro transplantes em urgência. A captação do órgão foi feita em Mato Grosso do Sul e o processamento foi feito fora. A coordenadora explicou que os órgãos só podem ser transplantados depois de processados e como o Estado não dispõe de banco credenciado, o transplante fica impossibilitado.

A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que o Banco de Olhos do hospital era credenciado pelo Ministério da Saúde, mas em função de alterações nos critérios de credenciamento, a unidade foi fechada. O hospital já teria providenciado a planta baixa para as reformas necessárias, no entanto, somente depois de aprovação da Vigilância Sanitária é que as adequações serão realizadas, para então passar por nova vistoria do Ministério da Saúde. O coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Marcio Toledo, disse que o projeto chegou há 15 dias na Secretaria de Saúde e foi aprovado pela Vigilância e já passou também pela CPP (Coordenadoria de Planejamento e Projetos).

Na opinião do coordenador, as adequações necessárias devem ser feitas em 15 dias de trabalho. Toledo esclareceu que a resolução da Diretoria Colegiada do Ministério da Saúde determina que a primeira coisa que todos os estabelecimentos tem que fazer é o projeto arquitetônico aprovado. O que não havia sido feito pelo Banco de Olhos. Após o hospital concluir as adequações, nova vistoria será realizada para a Vigilância e só então o órgão poderá ser novamente credenciamento pelo Ministério da Saúde, o que deve ocorrer até o fim de outubro.

SIGA-NOS NO Google News