Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sem Aneel, deputados voltam a discutir aumento na conta de energia

Correio do Estado - 13 de março de 2019 - 08:20

Sem representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), um dos assuntos mais discutidos nos últimos meses, o aumento nas contas de luz voltou a ser debatido na noite de ontem, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento, intitulado “Desvendando o Aumento e a Composição da Fatura de Energia Elétrica no Estado de Mato Grosso do Sul”.

A audiência foi proposta pelo deputado Barbosinha (DEM), que abriu os trabalhos explicando que o objetivo era coletar dados e informações da concessionária de energia do Estado, a Energisa, que depois serão checados. Além disso, consumidores presentes podiam fazer questionamentos ao fim das explanações.

Diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, voltou a afirmar que o aumento é consequências das altas temperaturas registradas no Estado, que ocasionaram em aumento de consumo.

"A gente vem falando muito sobre a questão das altas temperaturas que vem afetando as contas e isso não foi fato isolado do MS, aconteceu no sudeste e Centro-Oeste e, no Estado, na região atendida pela Elektro [Três Lagoas] houve o mesmo. Esse período é cíclico, todo dezembro e janeiro tem elevação do consumo. Este ano foi atípico, teve dezembro e janeiro muito quente. O fato é, houve varição de consumo, não houve erro, a tarifa foi a mesma", explicou Monteiro.

A Elektro, citada pelo diretor-presidente da Energisa, foi convidada para a audiência, mas segundo Barbosinha, não respondeu ao convite.

Também participaram da audiência representantes dos Procons municipal e estadual, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), do Ministério Público Estadual (MPMS), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa-MS (Concen) e da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul (Sedhast), além da população em geral.

A audiência aconteceu um mês após a reunião dos parlamentares com diretores da Energisa. No dia 13 do mês passado, Vinhaes Monteiro, a gerente de regulamentação, Dayanni Grassano, e o gerente de serviços comerciais, Ercílio Diniz, responderam questões sobre a alta expressiva da conta de energia elétrica no início deste ano. Além disso, os deputados perguntaram sobre isenção tarifária, carga tributária, entre outros assuntos.

SIGA-NOS NO Google News