Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Selos em homenagem a Maçonaria serão lançados amanhã

20 de agosto de 2004 - 09:08

Cassilândia News
Cassilândia News

Os Correios estão lançando uma série especial de 4 selos em homenagem à Maçonaria. Em Campo Grande os selos serão lançados no sábado. A Maçonaria é uma sociedade de objetivos filantrópicos, filosóficos e educativos, tendo sido introduzida no Brasil no período colonial. Ela destacou-se pela influência que exerceu em diversos movimentos políticos do século XIX, como o da Independência do Brasil, sendo o próprio Dom Pedro I aclamado Grâo-Mestre. Os selos divulgados que estão sendo lançados divulgam relevantes princípios e fundamentos da Maçonaria.

O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da Filatelia Maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre o tema.

Sobre os selos - O primeiro selo da quadra focaliza as colunas Sabedoria, Força e Beleza. O segundo selo, Desbastando a Pedra Bruta, representa o Emblema do Aprendiz. O terceiro focaliza a Escada de Jacó, que simboliza a escala da hierarquia Maçônica. Por fim o quarto selo mostra as "ferramentas de trabalho" (o Esquadro, o Nível e o Prumo), utilizadas pelos Maçons na construção da Ordem. O Nível e o Prumo se completam para mostrar que o Maçom nivela todos os homens e cultua a retidão, não se deixando pender por interesses particulares.




SIGA-NOS NO Google News