Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Selo homenageia mulheres no futebol

07 de novembro de 2005 - 06:16

Cassilândia News
Cassilândia News

Foi lançado o selo que homenageia a participação das mulheres no futebol. Assim como em outros esportes é crescente a participação feminina nesta modalidade.A Itália foi o primeiro país a ter uma seleção feminina profissional, em 1970, e o Japão, o primeiro a ter uma liga profissional de futebol feminino. Em 1991, foi realizada na China a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Em 1896, o Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, vetou a participação das mulheres neste que é o maior evento desportivo do planeta. As praticantes do jogo eram então muito discriminadas, por ser o futebol considerado um jogo masculino e também em decorrência de valores socioculturais da época, que colocavam a mulher em segundo plano.

Apesar do preconceito e das dificuldades enfrentadas, as jogadoras têm demonstrado excepcional habilidade e capacidade com a bola no pé. Prova disso foi a excelente participação na última Olimpíada (Atenas 2004), quando a Seleção Brasileira de futebol feminino conquistou, no dia 26 de agosto, a mais que merecida medalha de prata que, para as atletas e para os torcedores, teve o sabor de uma medalha de ouro.

Além das seleções dos Estados Unidos e da Alemanha, os times femininos mais tradicionais são o da Noruega, da China e da Suécia, tendo se destacado, nos últimos anos, as seleções canadense e brasileira.

O ano de 2005 foi decretado pela Organização das Nações Unidas – ONU o Ano Internacional da Educação Física e do Desporto. Com o objetivo de divulgar a importância e os valores na prática do desporto, os Correios homenageiam o futebol feminino, esporte que, apesar das dificuldades, dos preconceitos e das barreiras enfrentadas, vem acumulando conquistas com muita competência.

A arte do selo é de Cecília Langer.

SIGA-NOS NO Google News