Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seleção para doutorado nos EUA encerra entrevistas

Assessoria - MEC - 18 de novembro de 2004 - 13:57

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) deu início ontem, dia 17, e encerra amanhã, 19, a etapa de entrevistas com 135 candidatos inscritos no processo de seleção de bolsistas para doutorado nos Estados Unidos. Os candidatos foram subdivididos em quatro grupos, de acordo com a área de conhecimento.

As entrevistas, eliminatórias, serão realizadas pelos professores Décio Fonseca (UFPE), Haim Levkowitz (USP de São Carlos), Lineu José Pedroso (UnB), Luiz Carlos de Lima Silveira (UFPA), Tomas Hrbek (Inpa), Paulo Dejalma Zimmer (UFPel), Maria Beatriz de Albuquerque Davi (UERJ), Maria Madalena Maia (UnB), Luiz Pereira Calôba (UFRJ), Stella Maris Bortoni Ricardo (UnB), Alfredo Arnóbio de Souza da Gama (UFPE) e Reinhardt Adolfo Fuck (UnB).

A coordenadora-geral de programas no exterior da Capes, Maria Luiza Lombas, afirmou que a seleção final, prevista para o fim de dezembro, será efetuada com base nas classificações das etapas anteriores. Também levará em conta os custos relativos às taxas acadêmicas cobradas pelas instituições no exterior indicadas pelos candidatos na apresentação da proposta à Capes. A bolsa terá vigência a partir do segundo semestre de 2005.

Convênio – Este ano, pela primeira vez, as bolsas para doutorado nos EUA são oferecidas em separado das demais bolsas no exterior. A mudança é resultado do convênio firmado pela Capes com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e o Brasil (Fulbright).

Para a representante da Fulbright nos EUA, Tatiana Mackliff, contar com parceiros no exterior ajuda a compreender a realidade de cada país. Ela acredita que o programa firmado em conjunto com a Capes vai prover o maior número de bolsistas na área compreendida pela América Latina, Caribe e Canadá. O Brasil estará em primeiro lugar em número de participantes de convênios Fulbright no hemisfério ocidental no período 2005-2006.

Repórter: Fátima Schenini

SIGA-NOS NO Google News