Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seleção: Os zagueiros do Brasil

CBFNews - 03 de setembro de 2005 - 17:33

Eles têm, entre outras coisas em comum, o fato de jogar em clubes europeus. Lúcio (Bayern de Munique), Juan (Bayer Leverkusen), Luisão (Benfica) e Alex (PSV Eindhoven) são os zagueiros convocados pelo treinador Carlos Alberto Parreira para o jogo de domingo contra o Chile.




Quase à semelhança dos goleiros, os quatro ocupam uma posição em que existe a obrigação de não falhar. O menor erro pode resultar em gol do adversário e provoca críticas tão contundentes quanto injustas na maioria dos casos, como sempre ressalta o técnico da Seleção Brasileira.

- É injusto atribuir somente aos zagueiros a reponsabilidade por um gol. O que tem de ser levado em conta é o sistema defensivo como um todo - diz Parreira, para imediata concordância dos quatro jogadores.

Afora as dificuldades naturais da posição, eles têm de conviver no relacionamento com a imprensa com um interesse muito menor do que o que acontece com os atacantes, o que consideram um fato natural e ao qual se dizem acostumados.

Lúcio, que foi pentacampeão do mundo, e Juan, que acabou fora do grupo que foi à Coréia do Sul e Japão, serão os titulares domingo às 16 horas contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Luisão, que tem sido sucessivamente convocado por Parreira, e Alex, relacionado pela segunda vez, são reservas.

Em comum, outra vez, eles têm na Seleção Brasileira um objetivo pelo qual estão dispostos a batalhar com a mesma disposição com que vão a campo para combater os atacantes advesários: disputar a Copa do Mundo de 2006.

Lúcio (Lucimar da Silva Ferreira, 27 anos) já ostenta a credencial de pentacampeão do mundo. Foi titular em todos os jogos da Copa do Mundo de 2002, continua dono da vaga no grupo atual, mas nada que o faça se sentir com o lugar garantido no Mundial da Alemanha. Muito ao contrário.

- Não penso dessa forma, pois isso seria uma maneira de me acomodar. Tenho de mostrar nos treinos e nos jogos sempre o melhor futebol, além do que, primeiro, temos de nos classificar, para depois pensar na Copa - disse.

Juan (Juan Silveira dos Santos, 26 anos) participou da maioria dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Acabou ficando de fora na reta final da chamnada para o Mundial e não pôde realizar o sonho de conquistar o pentacampeonato do mundo. Titular atualmente com Parreira, quer fazer de tudo para a história não se repetir.

- Confio no meu futebol e acho que tenho tenho condições de disputar a Copa. Para isso, tenho de mostrar que mereço a confiança do treinador - disse.

Luisão (Anderson Luís da Silva, 24 anos) tem sido nome certo nas últimas listas de convocação. Titular na Copa América de 2004, com o futebol elogiado nas vezes em que entrou nas atuais Eliminatórias, Luisão é do tipo de jogador determinado, daqueles que disputa um treino como se fosse jogo para valer.

- Não sou titular, mas me sinto feliz em fazer parte do grupo. Tenho mostrar nos treinos que posso continuar sendo convocado e ir à Copa, além de me preparar para entrar bem quando for escalado.

Alex (Alex Rodrigo Dias da Costa, 23 anos) foi convocado pela primeira vez no amistoso contra a Croácia e agora cotnra o Chile. Ainda não jogou, sabe que está atrasado na luta por uma vaga no grupo que irá à Alemanha, mas não perde a esperança.

- Desde que comecei a jogar futebol venho trabAlhando para isso, pAra disPutar uma Copa do Mundo. Sei que a concorrência e grande, há muitos zagueiros bons, mas tenho de estar preparado para conseguir.

SIGA-NOS NO Google News