Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seleção Brasileira têm dúvidas para o jogo de hoje

Federação Paulista de Futebol - 01 de julho de 2007 - 07:06

Tentando se recuperar da derrota por 2 a 0 do México na estréia da Copa América, a Seleção Brasileira enfrenta o Chile hoje com uma baixa no elenco. O atacante Fred sofreu uma fratura no pé direito no amistoso disputado pela Seleção nesta quinta-feira contra um combinado da cidade venezuelana de Puerto La Cruz, e foi cortado pelo médico José Luís Runco.



Último colocado do Grupo B, o Brasil encontra-se na quarta colocação, pois tem saldo inferior à seleção equatoriana, que foi derrotada pela chilena na primeira partida de ambas as equipes na competição. De virada, o Chile venceu por 3 a 2. Os líderes da chave são os mexicanos, por terem um saldo melhor do que os chilenos.



A partida deste domingo entre brasileiros e chilenos é válida pela segunda rodada da competição e será no Estádio Monumental da cidade de Maturín, na Venezuela, às 17h05 (horário de Brasília). A partida será preliminar à México (MEX) e Equador (EQU), que jogam às 19h15 no mesmo local.



Brasil e Chile se enfrentaram em 19 oportunidades na Copa América. A Seleção tem ampla vantagem sobre o adversário, já venceu a equipe chilena 14 vezes, empatou em duas ocasiões e foi derrotada em outras três. Os brasileiros marcaram 54 gols e sofreram 24 e a última partida entre as duas seleções foi na Copa América de 2004 e vitória do Brasil por 1 a 0, na cidade de Arequipa, no Peru.



Computando todas as vezes que as equipes jogaram, o Brasil também leva vantagem. Nas 61 partidas disputadas, a Seleção venceu 42, empatou 12 e foi derrotada em sete oportunidades. Para tentar manter o retrospecto positivo, o técnico Dunga deverá fazer algumas alterações em relação à equipe derrotada pelos mexicanos na última quarta-feira.



No gol, Hélton pode assumir a vaga de Doni. O goleiro do Porto (POR) era apontado como favorito à vaga já contra o México, mas Dunga optou pelo arqueiro da Roma (ITA). Para o jogo contra os chilenos, Hélton é o mais cotado para ficar com o posto. Na lateral-direita, Maicon pode ser sacado e Daniel Alves entraria em seu lugar. No segundo tempo da estréia, o treinador realizou a operação e a Seleção conseguiu um poder ofensivo mais forte.



Já no meio-campo, a alteração pode ser Anderson no lugar de Diego. Esta mudança Dunga também efetuou no segundo tempo contra os mexicanos e a equipe também conseguiu melhorar seu potencial de ataque. Entretanto, o meia do Porto (POR) afirma não estar em totais condições de jogar toda a partida. “Não estou 100%, acho que só uns 95. Venho de uma contusão séria na coxa e faz tempo que não jogo uma partida inteira”, disse o ex-jogador do Grêmio (RS).



Para aqueles que forem jogar, Dunga afirma que passará um incentivo a mais, pois a cobrança em cima da Seleção Brasileira vai ser grande por um resultado positivo. “Precisamos dar confiança e tranqüilidade aos atletas. A pressão será grande”, revelou o treinador.



Sobre os rumores de que a derrota para o México tirou as chances do Brasil de chegar à próxima fase, o atacante Robinho foi contundente. “Ainda temos chances”, disse o jogador do Real Madrid (ESP). O camisa onze, que foi titular e participou de toda a partida da última quarta-feira, afirma que pretende ter uma atuação ruim à sair derrotado. “Prefiro jogar mal e ver minha equipe vencer do que jogar bem e perder”, revelou.



A situação da Seleção caso ainda almeje chegar à primeira posição do Grupo B não é fácil. Além de ter de vencer o Chile por mais de dois gols de diferença, tem que torcer por uma derrota do México para o Equador também por uma diferença de dois gols. Com isso, o Brasil poderia até assumir a liderança da chave, empatado com as outras equipes com três pontos. A decisão ficaria para o jogo da próxima quarta-feira contra os equatorianos.



Já a seleção chilena quer manter o bom aproveitamento do jogo contra o Equador para superar o favorotismo da Seleção Brasileira. No meio-campo da seleção adversária, um jogador que joga no futebol do país e é conhecido da torcida palmeirense, é o capitão da equipe: Valdívia.



O chileno acredita que a vitória de quarta-feira fez a crítica ter nova visão de sua seleção. “Publicamente éramos o patinho feio do grupo e surpreendemos ganhando de uma das seleções, supostamente, grandes da chave. Espero que este grupo que caímos nos faça mais forte dentro e fora de campo, e nos permita seguir surpreendendo a nós próprios e aos adversários”, disse o camisa 10 do Palmeiras e do Chile.



A princípio o técnico Nelson Acosta deverá manter a mesma equipe que iniciou a partida contra o Equador. Entretanto, duas mudanças poderá ser realizadas e ambas no meio-campo. Meléndez poderá ceder lugar a Villanueva e Matias Fernández pode ser substituído por Riffo. Ambas as alterações foram realizadas na primeira partida, e deram resultado, já que a equipe conseguiu a virada para 3 a 2.



O jogador que a defesa brasileira tem que tomar mais cuidado é o atacante Suazo, do Colo-Colo (CHI), autor de dois gols na partida de estréia de sua seleção. Ex-companheiro de time de Valdívia, antes do meia ser contratado pelo Palmeiras, o jogador afirma que quer ajudar sua seleção a ter sucesso no torneio. “Sempre é maravilhoso fazer gols, e ainda melhor se conseguir duas vezes num jogo só. Mas o que realmente me importa é poder ajudar meus companheiros e a seleção do Chile a conseguir bons resultados no torneio”, disse o atleta.



Ficha Técnica



Brasil: Hélton (Doni); Maicon (Daniel Alves), Juan, Alex e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Elano, Diego (Anderson); Robinho e Afonso.

Técnico: Dunga.



Chile: Bravo; Ormeño, Contreras, Jorge Vargas e González; Sanhueza, Meléndez (Villanueva), Valdívia e Matías Fernández (Riffo); Reinaldo Navia e Humberto Suazo.

Técnico: Nelson Acosta.



Local: Estádio Monumental de Maturín, em Maturín (VEN).

Data e Hora: 01 de julho de 2007, às 16h05.(MS)



Por: Dérek Bittencourt

SIGA-NOS NO Google News