Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seja o amigo oculto de alguém por toda a vida

03 de janeiro de 2010 - 19:02

O Ministério da Saúde promoveu um amigo secreto diferente neste fim de ano. Com o tema "Seja o amigo oculto de alguém por toda a vida", a Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea foi lançada dia 22 de dezembro e busca ampliar o cadastro de doadores no Brasil, amenizando o sofrimento dos pacientes com leucemia.

Originado na medula óssea, este câncer diminui a produção de células sanguíneas normais, causa transtornos como anemias, dores de cabeça nos ossos e articulações, prejudica a qualidade de vida e pode levar à morte. Clique aqui e veja a campanha.

Hoje, o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha (veja gráfico). Instalado no Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula (Redome) ultrapassou a marca de um milhão de pessoas inscritas. O número é de 1.369.754 doadores, um crescimento de 10.814% em relação a 2001 (veja quadro), quando havia 12.550 pessoas registradas. Com a ampliação, o Brasil alcançou a meta do Programa Mais Saúde três anos antes da data prevista. O objetivo era alcançar 920 mil doadores até 2011.

Mesmo com o avanço, os pacientes com leucemia ainda enfrentam dificuldade em encontrar um doador compatível. Quando não há um parente próximo que possa doar, a solução para o transplante é justamente procurar um doador no Redome. Porém, estima-se que, para um milhão de pessoas, há apenas um doador compatível.

Atualmente, 979 pacientes estão em busca de um doador compatível no Brasil. “O ideal seria que todos os jovens e adultos fossem doadores, pois aumentaria a chance de quem necessita encontrar um doador o mais rápido possível. A medula óssea recompõe-se em poucos dias e não faz falta para quem doa. A falta de informação é, sem dúvida, o maior obstáculo na luta contra a leucemia”, afirma o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame.

(Informações do Ministério da Saúde)

SIGA-NOS NO Google News