Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/11/2014 18:01

Seis passos para se livrar da Negatividade

'Por Rodrigo Fonseca

Acredite: a negatividade é um vício, pois ela gera uma química cerebral, que chamamos de hormônios, e acabamos nos tornando dependentes como qualquer outra droga. E por isso, você precisa se desintoxicar dele agora mesmo! Conheça seis atitudes capazes de mudar sua percepção diária, de ajudar a desenvolver sua Inteligência Emocional e, além de tudo isso, transformar as pessoas ao seu redor — mesmo as que você sequer conhece. Pronto para descobrir tudo isso?

Exercite a gratidão

Imagine o seguinte cenário: em casa, no Natal, uma menininha pobre espera os missionários da igreja que trarão os donativos do ano. No meio das contribuições, espera que esteja a boneca com que tanto sonha. A garotinha, porém, recebe, por engano, um par de muletas. Mas ainda ela fica feliz, porque, aplicando os ensinamentos do pai, ela comemora o fato de poder andar sem precisar de apoio.

Essa história, tirada do livro Pollyanna, de Eleanor Porter, mostra uma regrinha importante que deve ser levada para a vida toda: concentrar-se nos infortúnios é uma forma de se afundar na amargura e continuar criando ainda mais dor. É claro que problemas não devem ser ignorados e precisam de reflexão, mas, em vez de colocá-los no centro de tudo, que tal mentalizar o que há de positivo e sentir-se grato por isso? É uma maneira simples de exercitar o otimismo e um sinal de Inteligência Emocional através do poder incrível do FOCO.

Ria mais

Você com certeza já ouviu por aí que rir é o melhor remédio. E é mesmo. Dar boas gargalhadas faz com que o organismo libere serotonina, um neurotransmissor diretamente ligado ao bem-estar e que ainda nos protege de certos males físicos, como infartos, tromboses e acidentes vasculares. Quer mais? Rir queima cerca de 40 calorias a cada 15 minutos. Deve-se lembrar, também, que dar risadas é contagioso. Já reparou que é impossível não sorrir com os vídeos de bebês gargalhando copiosamente na internet? É uma reação natural, que simboliza os resultados da alegria no nosso dia a dia. E se você é do tipo que acha que não consegue sorrir, saiba que um estudo da Universidade de Harvard, descobriu que o simples ato de colocar um lápis ou seu próprio dedo em haste na boca, forçando seus lábios abrirem e movimentando os mesmos músculos faciais do sorriso, já provocam a mesma liberação do hormônio da alegria, e portanto, a maneira como você enxerga o seu mundo!

Ao sorrir, é possível mudar a energia dos ambientes e até mesmo a percepção das pessoas a seu respeito. Afinal, é mais fácil desenvolver empatia por alguém bem-humorado, não é mesmo? Portanto, converse com amigos, assista comédias, faça piadas consigo mesmo. Isso alivia a tensão e ajuda — muito! — na descoberta da positividade que há em você.

Coloque-se no lugar do outro

Como você se sentiria se, no dia mais triste da sua vida, alguém ignorasse completamente seus sentimentos? Imagine se, ao procurar um amigo para desabafar, ele classificasse como besteira o que você diz? Com certeza essas seriam situações extremamente desagradáveis. E está aí, então, a chave para exercitar a compaixão: empatia.

Oferecer um ombro amigo e ouvir o que uma pessoa tem a contar são exemplos de ações com benefícios duplos: você alivia o sofrimento de alguém e, ao mesmo tempo, evolui. Lembre-se que qualquer situação é sempre uma fonte de reflexão e aprendizado, mesmo não estando diretamente ligada a você.

Ajude quem precisa

Auxílio e prontidão devem se manifestar o tempo todo, até nas questões mais simples. Acredite: ajudar a caixa do supermercado a condicionar suas compras, oferecer informações a quem parece perdido, compartilhar conhecimentos importantes no trabalho, eliminando o sentimento de disputa, e praticar qualquer ação de bem sem olhar a quem fazem a diferença. É muito comum ouvir relatos descrentes sobre a indiferença e o individualismo das pessoas. E o que VOCÊ está fazendo para mudar isso no mundo?

Cerque-se de pessoas positivas

Todos somos verdadeiros ímãs de sentimentos e energias. Não acredita? Basta comparar o peso que sente em ambientes como hospitais ou velórios com a leveza de um passeio no sítio no final de semana ou em uma festa de criança. E além disso, tudo aquilo que vemos, ouvimos ou sentimos está "comunicando" algo para o nosso mundo interno, e isso, criará a nossa realidade. Portanto, tendo consciência de que todos somos grandes esponjas emocionais, trate de manter por perto pessoas positivas, que tenham calma e serenidade para resolver quaisquer impasses. Além de ganhar bem-estar de sobra, ao estar perto delas você também aprenderá muito. Decida que realidade você quer criar na sua vida!

Tome o controle

Ao invés de se colocar na posição de vítima, assuma a RESPONSABILIDADE pelos obstáculos que surgem no dia a dia, e traga de volta para as suas mãos o controle que tem sobre a própria vida, tornando-se impossível, assim, acreditar em situações irreversíveis ou problemas incontornáveis.

Muito embora incidentes inesperados aconteçam, tenha sempre em mente que o que será feito a partir deles só depende de você. Pense adiante, supere, encontre o equilíbrio. Lembre-se de que, no entanto, isso não significa que deve ignorar a consciência sobre causas e conseqüências.

Em todo e qualquer momento, reflita sobre sua parcela de responsabilidade sobre o acontecido. Em TUDO o que ocorre em nossas temos 50% de responsabilidade sobre o mesmo, e desta porcentagem, 100% é somente você que poderá mudar. Se o seu comportamento prejudicou outra pessoa, peça desculpas ou perdão. Se o problema foi apenas com você, perdoe-se e aprenda. Afinal, diagnósticos com o devido tratamento levam à cura, não é mesmo?

E então, está pronto para se tornar uma pessoa mais otimista? Você está no comando de tudo o que acontece na sua vida! Quais dessas dicas já segue no seu dia a dia? Comente aqui e compartilhe suas experiências e opiniões conosco!
www.sbie.com.br
Rodrigo Fonseca - Fundados da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)