Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/04/2015 12:20

Seis passos para dizer "NÃO" com Inteligência Emocional

Assessoria

A prestatividade é uma característica positiva tanto na vida pessoal como na profissional, certo?

No entanto, a solicitude também deve ter seus limites, uma vez que há momentos em que é simplesmente preciso saber dizer não! E não é porque você se recusa a fazer alguma coisa que se torna uma pessoa pior, muito pelo contrário: saber quando e porque falar não também é uma grande virtude e uma maturidade emocional.

Segundo Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira Emocional (SBie), é preciso, antes de mais nada, entender que o senso de colaboração não tem a ver com aceitar qualquer coisa a qualquer custo, realizando todas as tarefas que o pedem para fazer.

"Um traço bastante comum em quem ainda não desenvolveu muito bem sua inteligência emocional é justamente tentar agradar a todos, balançando a cabeça afirmativamente para tudo, sabia? E dá para aprender, de uma vez por todas, a falar NÃO, sem sentir-se desconfortável", explica Rodrigo

1- Priorize suas próprias tarefas às dos outros:

Tudo bem que é importante pensar no outro, trabalhar coletivamente, em prol de objetivos comuns, e auxiliar quem o cerca sempre que possível, mas o ideal, na verdade, é que você priorize suas próprias tarefas, não se sacrificando por responsabilidades que originalmente não são suas.

Se sua agenda estiver lotada, não pare para ajudar seu colega na elaboração de um relatório que não está sob sua responsabilidade, por exemplo, ou você poderá ter sua produtividade totalmente prejudicada. Nós nunca ajudamos realmente alguém, se para isso, prejudicamos alguém ou a nós mesmo.
2- Justifique a negativa educada e honestamente

Não é porque você aprendeu a dizer não que precisa ser mal educado ou mentiroso! Por isso, sempre seja franco quando alguém pedir algo que você não possa ou não queira fazer. Não precisa inventar desculpas.

Quando pedirem dinheiro emprestado e você não puder emprestar, por exemplo, simplesmente explique, educadamente, que tem outras responsabilidades financeiras no momento, e que não pode ajudá-lo neste momento. Caso esteja muito ocupado para ajudar quem pediu, diga que vai realizar suas tarefas primeiro e, se der, poderá auxiliá-lo depois com o maior prazer.
"Se você for transparente e educado, os relacionamentos interpessoais se tornarão muito melhores e você, além disso, não vai se prejudicar apenas para agradar alguém", comenta o especialista.

3- Não se preocupe com o que os outros vão pensar:

Quem tem dificuldade de dizer "não" normalmente sente muito medo do que os outros vão pensar a seu respeito.

"Vou dizer sim para não acharem que estou com má vontade"; "Vou emprestar esse dinheiro para não pensarem que sou mesquinho" ou "Vou concordar para ficar bem na empresa".

Pare de se preocupar tanto com que os outros vão achar de você! Não vale a pena ficar escravo dos pensamentos alheios. Aliás, preocupe-se, sim, mas com uma outra perspectiva. Já pensou que, se disser sim para tudo e para todos, rapidamente sua fama de solícito vai se espalhar — talvez com um outro nome — e os novos pedidos surgirão de todos os lados e você se prejudicará de qualquer forma.
4- Reprograme a rota e cuide de si mesmo:

Pare para pensar se você está se cuidando como poderia — e deveria! — ou se está gastando mais tempo ajudando os outros do que a si mesmo.

Se de fato você tem descuidado de sua própria vida, reprograme a rota e volte a se dar a devida importância. Lembre-se de que até para ajudar os outros você precisa estar bem consigo mesmo! Então cuide-se!
5- Livre-se da culpa por dizer não:

É muito importante que você não se sinta culpado por dizer não, especialmente quando o pedirem para realizar tarefas que você não gosta ou assumir responsabilidades que não são suas.

A pessoa tem, sim, o direito de pedir, mas você também tem todo o direito de aceitar ou não, segundo critérios exclusivamente seus. Você não tem nenhuma obrigação de dizer sim para tudo e todos! Faça disso seu mantra e veja como sua vida pode melhorar de não em não.
6- Não tire o sim do seu vocabulário:

Saber dizer "não" definitivamente não significa deixar de dizer sim, ok? Significa, na verdade, ter critério e equilíbrio para não pender nem tanto para um lado, nem tanto para o outro.

"Afinal de contas, a sensação de ajudar alguém é mesmo muito boa e recompensadora, sem contar que o senso de colaboração, a empatia e o altruísmo normalmente são características das pessoas de sucesso. Por isso, não risque totalmente o sim do seu vocabulário, lembrando-se de que amanhã pode ser você precisando da ajuda de alguém. O mais importante é você descobrir o seu equilíbrio entre os SIM e os NÃO", finaliza o fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)