Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

17/12/2015 16:30

Seis mitos e verdades sobre o suor

Saúde Plena

 

O verão bate à porte e as temperaturas podem ultrapassar os 40º C. Assim, transpirar é quase inevitável. No entanto, existem casos em que o suor é sinal de um problema de saúde. De acordo com a Sociedade Internacional de Hiperidrose cerca de 6,5% da população sofre com a doença. O distúrbio provoca transpiração em excesso, principalmente nas axilas, palmas das mãos e planta dos pés.

O diretor do Instituto Jacques Perissat e doutor em cirurgia mini invasiva pela Universidade de Bordeaux, na França, Marcelo de Paula Loureiro esclarece alguns mitos e verdades que podem ajudar a identificar se você está suando em razão do calor ou se está na hora de procurar um médico.

Só transpiramos no calor?
MITO : A função do suor é controlar a temperatura do corpo e isso acontece em qualquer estação do ano. Porém, transpirar muito sem fazer esforço físico ou em um ambiente frio pode ser indício de hiperidrose. E também pode ser sinal de diabetes ou menopausa.

Suamos até embaixo d’água?
VERDADE : Mesmo debaixo d’água o corpo produz suor, principalmente quando se pratica uma atividade física como a natação, mergulho esportivo ou hidroginástica.

Quem transpira cheira mal?
MITO : O que provoca mal cheiro nas axilas ou nos pés não é o suor, mas sim, a presença de bactérias e fungos em certas partes do corpo. No caso da hiperidrose, no entanto, é importante buscar ajuda de um especialista para avaliar qual a melhor forma de tratamento (clinica ou cirúrgica).

Cirurgia pode acabar com o suor?
VERDADE: Apenas se a transpiração for decorrente da hiperidrose. A simpatectomia lombar endoscópica, por exemplo, é uma técnica minimamente invasiva utilizada em casos de suor excessivo nos pés e a simpatectomia torácica, para tratar o suor em excesso das mãos e axilas.

Gravidez faz aumentar o suor?
VERDADE: O aumento de hormônios e do fluxo sanguíneo pode causar o excesso de suor, sintoma que tende a desaparecer com o final da gestação. Porém, se os sintomas persistirem é importante procurar um médico para afastar a possibilidade de hiperidrose.

Suar emagrece?
MITO : A transpiração não elimina gordura apenas água e sais minerais que devem ser repostos com a hidratação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)