Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: seis dicas valiosas para iniciantes nas corridas

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 15 de abril de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: seis dicas valiosas para iniciantes nas corridas

A expansão das corridas de rua pelas grandes cidades do País não é sem razão. Os eventos também acompanham o crescimento do número de adeptos a essa atividade física. E se você pensa em fazer parte desse público, atente-se a essas dicas valiosas que lhe ajudarão a ingressar nessa prática esportiva, minimizando riscos de lesão.

Faça uma avaliação médica/física

Antes de começar a correr ou mesmo a fazer qualquer outra atividade física é preciso atestar que a saúde esteja em dia. Procure um médico que possa avaliar se está pronto para a atividade que deseja praticar.

Busque fortalecer a musculatura

Para quem corre, o fortalecimento muscular é de extrema importância, principalmente por se tratar de uma atividade física de alto impacto. A musculação, o treinamento funcional ou o pilates ajudam nesse trabalho, protegendo ossos, articulações, tendões e ligamentos. A musculatura fortalecida lhe trará mais estabilidade e força para a corrida de forma segura, reduzindo riscos de lesões.

Tenha cuidado na escolha do calçado

Como a corrida é uma atividade de impacto, a escolha do calçado tem interferência direta. Por isso, tente escolher tênis que sejam apropriados para tal prática esportiva.

Alimente-se e hidrate-se bem

A corrida exige muito do corpo humano, daí a importância de mantê-lo muito bem alimentado e hidratado antes de iniciar o exercício. Vale lembrar ainda que a hidratação deve ser mantida também durante a corrida, afastando o alto risco de desidratação existente nesse tipo de atividade física.

Aqueça o corpo

Não comece a corrida em velocidade acelerada. Inicie com uma caminhada, de modo que os músculos e articulações se aqueçam. Evolua a velocidade de forma gradativa até que, ao chegar num ritmo intenso, seu corpo já esteja devidamente preparado.

Estipule metas com a orientação profissional.Respeite seu condicionamento físico inicial, seus limites e sua individualidade. Se está começando nesse tipo de atividade, busque a evolução gradativamente. Estipular metas pode ser um caminho para esse desenvolvimento. As metas podem ser semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com o que você planeja. Para lhe ajudar, busque a orientação de um profissional de educação física. Ele pode conduzir um planejamento correto, que atenda aos seus desejos de forma segura e eficiente.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News