Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: seis dicas para conquistar uma pele linda e dispensar a maquiagem

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 17 de dezembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: seis dicas para conquistar uma pele linda e dispensar a maquiagem

A cada dia novos produtos de maquiagem são lançados no mercado, portanto, sair sem nada no rosto é praticamente impossível para muitas mulheres que desejam esconder algumas manchas, acnes, danos causados pelo sol ou mesmo apenas para se embelezar. Segundo a dermatologista dra. Claudia Marçal, porém, é possível ter a pele perfeita sem recorrer à make.

“Uma pele naturalmente bonita deve ser saudável e ter uma rotina de cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano. Independentemente da boa genética, bons hábitos de vida são pilares que promovem beleza, saúde e longevidade. A alimentação equilibrada, sono de boa qualidade, exercícios regulares, baixa ingestão de bebida alcoólica e evitar o tabagismo são fundamentais para a manutenção da beleza da pele, além do uso de fotoprotetores adequados, que são os princípios elementares para prover saúde ao nosso corpo como um todo e isto claramente inclui seu maior órgão: a pele”, afirmou a médica, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Para facilitar o dia a dia, a especialista indicou um passo-a-passo diário de cuidados com a pele, além de reiterar a importância de visitar um dermatologista com certa frequência. Confira:

Limpeza – Rosto, pescoço e área do colo devem ser lavados de manhã e à noite para controle da oleosidade, retirada da sujidade e das nanopartículas de poluentes que ficam aderidas à superfície da pele, com sabonetes de pH próximo ao da pele, sem amidas, sulfas ou parabenos. Após a lavagem, o uso de um esfoliante duas vezes por semana é bem-vindo e o último passo da limpeza é a tonificação, que tem o papel de recuperar o pH da pele.

Hidratação com antioxidantes e fotoproteção – Após lavar e tonificar pela manhã, é o momento de usar um sérum tensor com efeito lifting, hidratante, que promova ação antioxidante e de proteção à barreira cutânea. A especialista sugere um pool de vitaminas e o ácido ferúlico na composição do hidratante, além de o protetor solar sempre ser acima de FPS 30.

Tratamentos noturnos – Cada caso é um caso. Principalmente durante as épocas mais frias do ano, explica a Dra. Claudia, à noite é o momento de seguir a prescrição do dermatologista e utilizar compostos à base de vitamina A ácida, alfa-hidroxiácidos e derivados associados a clareadores como hidroquinona, alfa arbutin, decapeptídeo e antioxidantes como o resveratrol a vitamina E e C, as antocianinas presentes nos frutos vermelhos, fatores de crescimento, dentre outras formulações específicas para cada caso, tipo de pele e idade.

Não esquecer de lábios e olhos – A dermatologista lembra que lábios e olhos devem ser tratados com cremes com boa espalhabilidade que promovam a formação de filme na pele da região para maior proteção. Os produtos dos olhos devem ser usados duas vezes ao dia e possuir fórmula com ação tensora, nutritiva, hidratante e capaz de melhorar a turgescência local, com hidratação e volumização, enquanto os lábios precisam de substâncias emolientes como a manteiga de karité, a vitamina B5, a Vitamina E, ácido hialurônico, fosfolipídios e glicerina.

Nutracêuticos ajudam – Os nutracêuticos são fórmulas extremamente benéficas e que potencializam e muito a ação do tratamento tópico. Segundo a especialista, eles atuam no combate aos radicais livres, ajudam a hidratar e recuperar a membrana de água e gordura sobre a pele, estimulam a elasticidade das fibras de colágeno e elastina, melhoram a perfusão para a microcirculação periférica, auxiliam na fotoimunoproteção do tecido cutâneo e são importantes no controle de patologias.

Tratamentos em clínica – Para finalizar, a curto prazo, os tratamentos em clínicas dermatológicas com lasers e radiofrequências podem ser indicados para resultados mais rápidos.

SIGA-NOS NO Google News