Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Segurança Pública: MS gasta R$ 1.300 por preso

OAB/MS - 24 de maio de 2013 - 15:02

A situação do sistema carcerário, a segurança na região de fronteira e a formulação de políticas públicas para o setor foram tratadas em debate, hoje, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), em Campo Grande. O presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, Luiz Carlos Saldanha, explica que o encontro foi uma oportunidade para discutir o impacto em longo prazo quanto a investimentos na construção de novos presídios, capacitação e contratação de novos servidores.

Em Mato Grosso do Sul, cada detento custa em média R$ 1.300,00 aos cofres públicos, de acordo com dados divulgados pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). “Hoje, são cerca de 4.800 presos aguardando sentença. E esse é um dos fatores que contribuem para a superlotação. Um outro problema é a falta de investimento. Exemplo disso é que estamos com mesmo espaço da década de 70”, comenta Saldanha.

Enquanto a média de presos nacional é de 258 presos para cada 100 mil habitantes, em Mato Grosso do Sul o número chega a 500. Isso se deve ao fato do Estado ter fronteira seca com Paraguai e Bolívia, classificado então como rota de tráfico de drogas e armas para outras capitais do país. O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, destaca que o objetivo do encontro do dia 24 é ampliar as discussões a respeito da atual situação, que se mostra cada vez mais crítica. “Precisamos cobrar medidas mais sérias e políticas públicas mais comprometidas com a segurança do cidadão sul-mato-grossense”, afirma.

O debate “Segurança Pública em Mato Grosso do Sul” foi realizado durante a Sessão do Conselho Estadual da OAB/MS, no Plenário da Ordem, em Campo Grande (MS).

SIGA-NOS NO Google News