Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Segunda etapa de vacinação contra aftosa vai até 30 de novembro

Agência do Rádio - 01 de novembro de 2013 - 06:50

Começa no Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira, primeiro de novembro, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que se estende até o fim do mês. Para ajudar na identificação dos animais de áreas de fronteiras que vão receber a vacina, brincos eletrônicos que emitem informações via satélite vão ser implantados nos bovinos. De acordo com a diretora de defesa sanitária animal e vegetal do Mato Grosso do Sul, Maria Cristina Carrijo, os dados contidos nos brincos vão para a Guia de Trânsito Animal do Ministério da Agricultura, a GTA. O dispositivo é gratuito, e a partir de agora o uso é obrigatório por todos os rebanhos de fronteira que forem vacinados.

"A região de fronteira, como é uma região de risco, o governo do estado lançou agora um programa que é de identificação eletrônica. Então esses animais serão 'brincados' eletronicamente. Toda a sua movimentação e sua ficha individual será lançado em um programa."

 Tendo como vizinhos Paraguai e Bolívia, a preocupação do Mato Grosso do Sul com a imunização dos animais é ainda maior, principalmente ao analisar o histórico de infecções pela doença nesses países. O criador de gado e vice-presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul, Jonathan Barbosa, afirma que o cuidado é essencial para manter a aftosa longe da região.

"A interferência internacional que não tem sido favorável para nós, mas eu tenho atendido tudo que manda nas etapas de vacinação. E assim, os meus vizinhos, como todos aqueles que eu conheço, têm tido essa responsabilidade. Nós não queremos a aftosa no Brasil, nós não queremos a aftosa no Mato Grosso do Sul. O produtor não gostaria que viesse indiretamente ser prejudicado."

 A previsão é de que 100% do rebanho sul-mato-grossense seja vacinado até 30 de novembro. Ao todo, o estado possui cerca de 30 milhões de cabeças de gado, sendo quase um milhão só na região de fronteira.

Reportagem, Victor Abreu

SIGA-NOS NO Google News