Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Segunda chamada do Sisu deve oferecer 3.513 vagas no Estado

Viviane Oliveira, Campo Grande News - 23 de janeiro de 2014 - 09:52

Das 8,7 mil vagas oferecidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em três instituições públicas de Mato Grosso Sul, 59,6% não foram preenchidas na 1ª chamada. No total, sobraram 3.513 vagas.

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foram ofertadas 4.425, dessas, foram preenchidas 1.700. Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foram disponibilizadas 961 e apenas 337 inscritos. Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) foram disponibilizadas 2.300 e apenas 462 preenchidas.

A responsável pelo setor de processo seletivo da UEMS, Márcia Regina Alvarenga, explica que é normal ter um número reduzido de matrículas, principalmente considerando o fato de que a maioria dos candidatos que optaram pela universidade não é de Mato Grosso do Sul.

Para Márcia, muitos alunos de outras regiões escolhem a instituição por interesse pelo curso, mas por conta do custo alto de locomoção, mudança e logística, acabam desistindo. “Entre os aprovados no Sisu há alunos de todas as regiões do Brasil”, diz.

As vagas da maioria dos cursos ofertados pela UEMS são preenchidas a partir da lista de espera. O aluno que não conseguiu passar nas chamadas regulares do Sisu, ao final do processo deve entrar no sistema indicando a intenção de permanecer cadastrado na lista de espera.

Na UFGD, a situação não é diferente. Ainda restam 624 vagas a serem ocupadas durante a segunda chamada e, em seguida, por meio da lista de espera. O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), também disponibilizou vagas pelo Sisu, mas ainda não contabilizou o número de vagas preenchidas.

Sisu - O prazo para os aprovados na primeira chamado do Sisu terminou na terça-feira (21). O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

SIGA-NOS NO Google News