Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/02/2016 13:00

Segredos para deixar cabelos, unhas e pele mais bonitos

Saúde Plena

 

Há quem culpe os produtos de beleza, o desleixo ou o clima, mas quando se trata da estética e da saúde de cabelos, das unhas e da pele, o problema pode ser mais profundo. A falta de alguns nutrientes na dieta reflete-se na aparência das pessoas e serve de alerta.

De acordo com a nutricionista Fernanda Padovani, uma das recomendações para uma pele saudável é hidratar-se bem. O mesmo vale para os cabelos, que podem sofrer com o ressecamento e com a queda. Já a nutricionista Andressa Moura indica para a pele, além de hidratação, alimentos carotenoides, como cenoura, laranja, espinafre e abobrinha, todos ricos em vitamina A. Vale a pena repor o colágeno, proteína que “firma” a epiderme e os músculos.

Assim como a pele, o cabelo pode sofrer alterações com a idade. Outro problema que surge, mais especificamente com o couro cabeludo, é a descamação. Uma das explicações para o quadro é a falta de nutriente, resolvido com ingestão de proteína animal.

Unhas quebradiças podem indicar deficiência de cálcio, zinco ou magnésio, alerta a nutricionista Andressa. Inserir semente de girassol ou de abóbora, além de couve de bruxelas, na dieta ajuda a reverter a situação. No caso de serem identificadas listras, o problema pode ser resultado da falta de vitamina D. Contudo, diferentemente dos cabelos e da pele, a hidratação não influencia tanto quando o problema está nas unhas. No entanto, casos de constipação intestinal podem alterar a aparência delas.

A bancária Priscila Melo, de 24 anos, começou a fazer dieta por um motivo muito particular. Ela não queria emagrecer, mas apenas melhorar a aparência dos cabelos. Desde 2010, os fios da moça caíam bastante. Junto a isso, apresentava quadro de sonolência e falta de ânimo. Descobriu, então, que tinha hipotiroidismo subclínico. Diante do diagnóstico, a nutricionista que a acompanha cortou o glúten e a lactose do dia a dia. “Eu pensava que ia ser um sacrifício maior, mas hoje há mais opções para fazer a troca do glúten, além de receitinhas mais gostosas. É chato, mas funciona.” Com três meses, Priscila sentiu que o cabelo parou de cair. Para voltar a encher o couro cabeludo, no entanto, precisou esperar oito meses.

A MELHOR ESCOLHA
Uma dieta completa deve ser indicada por um profissional especializado, que avaliará as particularidades de cada caso. Mas existem alimentos que sempre ajudam a reforçar a beleza e a saúde de certas partes do corpo:

PELE
Licopeno: esse é um antioxidante essencial para a pele. Não só retarda o envelhecimento, mas ameniza os sinais do tempo, pois age nas células e melhora o aspecto da pele.

Onde encontrar: tomate e goiaba.
Há também versão em cápsulas, vendida em farmácias e em casas de produtos naturais.

Ômega-3: a substância tem ação anti-inflamatória e é uma boa alternativa em casos de acne e de dermatites. Atua como lubrificante natural, hidratando a pele.
Onde encontrar: peixes e linhaça.

Polifenóis: para uma pele bonita e saudável, é necessário a ingestão de antioxidantes. Uma opção é inserir no cardápio os polifenóis da uva ou das berrys — família das amoras.
Onde encontrar: cranberry, blueberry, amoras, açaí, ameixas, entre outros.

Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares. Além disso, são antioxidantes e retardam o envelhecimento.

Onde encontrar:
* Vitamina C: goiaba, laranja, limão
* Vitamina E: óleo de amendoim ou castanhas.

Zinco: protege contra a acne e tem função antioxidante.
Onde encontrar: carnes, ostras, quinoa, amaranto e amêndoas.

Carotenoides: estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele.
Onde encontrar: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas, como as cenouras.

Água limpa e sem contaminantes: evite tomar água em embalagens de plástico, devido às contaminações do próprio material. Prefira recipientes de vidro ou água de purificadores.

CABELO
Pepino: é um alimento fonte de silício e enxofre, que ajuda a deixar os fios mais fortes. Também estimula o crescimento e está relacionado à formação da queratina, proteína que estrutura o cabelo.

Óleo de coco: é responsável por dar mais brilho aos fios. Possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.

Nozes e castanhas: são oleaginosas fonte de zinco que agem estimulando o crescimento, além de ajudar a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente do cabelo.

Frutos do mar: são ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina, atuando na renovação celular.

Vinagre de maçã: age contra a queda de cabelos e apresenta resultados, tanto pela ingestão, quanto pelo uso tópico.
Feijão, quinoa, carnes e ovos: são alimentos ricos em aminoácidos, responsáveis por estimular o crescimento e o fortalecimento dos fios.

Carne vermelha: é rica em ferro. A falta dessa substância ocasiona queda de cabelos.

Frutas secas e sementes de girassol: são ricas em potássio, importante elemento na hidratação dos cabelos porque controla o equilíbrio da água na haste capilar.

UNHAS
Zinco, complexo B, a vitamina C: são essenciais na produção de queratina, uma proteína fibrosa constituinte da unha.

Onde encontrar:
* Zinco: quinoa e amaranto.
* Queratina: ovos, frango e peixes.
* Complexo B: gérmen de trigo, quinoa, amaranto e arroz integral.
* Vitamina C: goiaba, limão e mexerica.

Fonte: nutricionista Fernanda Padovani

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)