Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

10/01/2017 11:00

Sedentarismo e suas consequências

Gazeta Esportiva

 

Um dos grandes males atuais do mundo é o sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população mundial é sedentária. E essa falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. No Brasil, de acordo com o censo do IBGE 2015, 46% dos brasileiros são sedentários.

O sedentarismo tem relação direta com a obesidade. Isso acontece pelo fato de não haver um gasto calórico positivo, ou seja, o indivíduo sedentário ingere calorias ao longo do dia e não as gasta como deveria, o que deixa um superávit calórico e, consequentemente, aquelas gordurinhas indesejadas e maléficas no corpo.

E o que faz alguém ser caracterizado como sedentário? Basicamente, é aquele indivíduo que sempre faz valer a “lei do menor esforço”, ou seja, troca qualquer oportunidade de exercício por uma comodidade, como o uso de escada rolante ou elevador ao invés de utilizar a escada fixa, ou que não substitui o carro nem para pequenos trajetos que poderiam ser feitos a pé.

Também caracteriza o ser sedentário quem, claro, não pratica exercício físico regular, considerando que a prática é considerada regular quando realizada ao menos três vezes na semana.

Para que um sedentário saia dessa perigosa ‘zona de conforto’, é necessária uma reeducação no estilo de vida, bem como nos hábitos do dia a dia. Mas, para que essa reeducação seja eficaz e definitiva, é muito importante que seja realizada de forma gradativa, aos poucos, sem radicalismo, já que mudanças radicais facilitam momentos de recaída e, quando elas acontecem, tendem a ser radicais também. Essas fases de mudança, aliás, são conhecidas como “efeito sanfona”, aquele famoso emagrece e engorda, muito prejudicial à saúde.

Para evitar esse e muitos outros males que o sedentarismo traz, é preciso que cada um reflita como deseja estar no futuro e o que está fazendo agora para chegar lá. Vida ativa é vida saudável!

Matheus Pavan - Formado em Educação Física pela PUC-Campinas, especializado em Personal Trainer, emagrecimento, qualidade de vida e saúde. Possui duas certificações mundiais em Personal Training (RTS e WTTC).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)