Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sedentarismo e suas consequências

Gazeta Esportiva - 10 de janeiro de 2017 - 11:00

Um dos grandes males atuais do mundo é o sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população mundial é sedentária. E essa falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. No Brasil, de acordo com o censo do IBGE 2015, 46% dos brasileiros são sedentários.

O sedentarismo tem relação direta com a obesidade. Isso acontece pelo fato de não haver um gasto calórico positivo, ou seja, o indivíduo sedentário ingere calorias ao longo do dia e não as gasta como deveria, o que deixa um superávit calórico e, consequentemente, aquelas gordurinhas indesejadas e maléficas no corpo.

E o que faz alguém ser caracterizado como sedentário? Basicamente, é aquele indivíduo que sempre faz valer a “lei do menor esforço”, ou seja, troca qualquer oportunidade de exercício por uma comodidade, como o uso de escada rolante ou elevador ao invés de utilizar a escada fixa, ou que não substitui o carro nem para pequenos trajetos que poderiam ser feitos a pé.

Também caracteriza o ser sedentário quem, claro, não pratica exercício físico regular, considerando que a prática é considerada regular quando realizada ao menos três vezes na semana.

Para que um sedentário saia dessa perigosa ‘zona de conforto’, é necessária uma reeducação no estilo de vida, bem como nos hábitos do dia a dia. Mas, para que essa reeducação seja eficaz e definitiva, é muito importante que seja realizada de forma gradativa, aos poucos, sem radicalismo, já que mudanças radicais facilitam momentos de recaída e, quando elas acontecem, tendem a ser radicais também. Essas fases de mudança, aliás, são conhecidas como “efeito sanfona”, aquele famoso emagrece e engorda, muito prejudicial à saúde.

Para evitar esse e muitos outros males que o sedentarismo traz, é preciso que cada um reflita como deseja estar no futuro e o que está fazendo agora para chegar lá. Vida ativa é vida saudável!

Matheus Pavan - Formado em Educação Física pela PUC-Campinas, especializado em Personal Trainer, emagrecimento, qualidade de vida e saúde. Possui duas certificações mundiais em Personal Training (RTS e WTTC).

SIGA-NOS NO Google News