Cassilândia, Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Últimas Notícias

10/01/2017 11:00

Sedentarismo e suas consequências

Gazeta Esportiva

 

Um dos grandes males atuais do mundo é o sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população mundial é sedentária. E essa falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. No Brasil, de acordo com o censo do IBGE 2015, 46% dos brasileiros são sedentários.

O sedentarismo tem relação direta com a obesidade. Isso acontece pelo fato de não haver um gasto calórico positivo, ou seja, o indivíduo sedentário ingere calorias ao longo do dia e não as gasta como deveria, o que deixa um superávit calórico e, consequentemente, aquelas gordurinhas indesejadas e maléficas no corpo.

E o que faz alguém ser caracterizado como sedentário? Basicamente, é aquele indivíduo que sempre faz valer a “lei do menor esforço”, ou seja, troca qualquer oportunidade de exercício por uma comodidade, como o uso de escada rolante ou elevador ao invés de utilizar a escada fixa, ou que não substitui o carro nem para pequenos trajetos que poderiam ser feitos a pé.

Também caracteriza o ser sedentário quem, claro, não pratica exercício físico regular, considerando que a prática é considerada regular quando realizada ao menos três vezes na semana.

Para que um sedentário saia dessa perigosa ‘zona de conforto’, é necessária uma reeducação no estilo de vida, bem como nos hábitos do dia a dia. Mas, para que essa reeducação seja eficaz e definitiva, é muito importante que seja realizada de forma gradativa, aos poucos, sem radicalismo, já que mudanças radicais facilitam momentos de recaída e, quando elas acontecem, tendem a ser radicais também. Essas fases de mudança, aliás, são conhecidas como “efeito sanfona”, aquele famoso emagrece e engorda, muito prejudicial à saúde.

Para evitar esse e muitos outros males que o sedentarismo traz, é preciso que cada um reflita como deseja estar no futuro e o que está fazendo agora para chegar lá. Vida ativa é vida saudável!

Matheus Pavan - Formado em Educação Física pela PUC-Campinas, especializado em Personal Trainer, emagrecimento, qualidade de vida e saúde. Possui duas certificações mundiais em Personal Training (RTS e WTTC).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 25 de Maio de 2017
13:00
Dicas de segurança
Quarta, 24 de Maio de 2017
14:40
Cassilândia
13:00
Dicas de segurança
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)