Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sedec avalia possibilidade de abrir comportas de Jupiá

Portal do Governo - 07 de fevereiro de 2007 - 17:07

A Defesa Civil dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, em conjunto com uma equipe da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) de Brasília, começaram uma vistoria nesta quarta-feira, na Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná, divisa de Três Lagoas com Andradina (SP), com a finalidade de fazer um trabalho preventivo de avaliação de impacto na região, caso seja necessário abrir as comportas da usina, prevendo, assim, a possibilidade de que zonas ribeirinhas dos municípios vizinhos sejam atingidas com o aumento da vazão de água.



De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, amanhã (quinta-feira), quando a vistoria deve ser concluída, será apresentado um relatório dos resultados. Ele explica que em Mato Grosso do Sul, os técnicos vão descer o Rio Paraná verificando a região de Três Lagoas, Brasilândia e talvez indo até Bataguassu.



Nos municípios de São Paulo, que ficam na região da usina, também será feita a avaliação.O coronel acrescenta que é provável a abertura das comportas para dar vazão ao grande volume de água acumulado, que também é resultado das chuvas intensas que têm atingido o Estado nas últimas semanas.



“Esse estudo preventivo está sendo feito para evitar que a população ribeirinha seja atingida”, afirma Ociel acrescentando que “os moradores não devem se preocupar, pois a abertura terá data e horário divulgados previamente”. Hoje, a vazão de Jupiá é de aproximadamente 16 mil metros cúbicos de água por segundo.



Kadijah Suleiman

SIGA-NOS NO Google News