Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SED reforça ações para melhorar ensino no próximo ano

Agência Popular / Anderson Carvalho - SED - 01 de dezembro de 2004 - 14:14

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Educação (SED) fornece às escolas estaduais todos os subsídios necessários para reforçar o trabalho pedagógico e, assim, melhorar a qualidade do ensino no próximo ano letivo.

Em um encontro realizado na última segunda-feira, na escola Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, a SED repassou aos cerca de 300 coordenadores pedagógicos, da Capital e do interior, informações teóricas e práticas para que, junto com os professores, eles possam elaborar os planos de trabalho que serão desenvolvidos durante todo o ano.

Foram apresentados e discutidos com os profissionais a proposta pedagógica, o currículo da escola e a ementa curricular por disciplina e etapa de ensino, além de informações sobre os projetos Xadrez nas Escolas, Segundo Tempo, Educação Fiscal, Educomrádio, Transitando, Ética e Cidadania e alterações relacionadas à volta do regime seriado no ensino fundamental.

É antes do início das aulas, nos quatro dias do calendário escolar reservados à jornada pedagógica, que os professores elaboram seu plano de trabalho, sob orientação dos coordenadores pedagógicos.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica e Profissional, Irene Souza Diniz Pereira, os coordenadores pedagógicos e professores também farão um trabalho específico, nos primeiros dias de aula, com a finalidade de diminuir a evasão escolar.

Essa ação é necessária, explica Irene, porque muitos alunos encontram dificuldades de aprendizado no início do ano letivo e, por causa disso, acabam desistindo de estudar. “Conversando com os alunos, fortalecendo sua auto-estima, os professores podem reverter o índice de desistências.”

Para o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, o trabalho feito pela Coordenadoria de Educação Básica e de Educação Profissional da SED foi muito importante para as escolas estaduais. “Este ano, os encontros e acompanhamentos já resultaram em um grande progresso nas escolas estaduais. Acredito que, no ano que vem, as mudanças serão ainda maiores”, declara.

SIGA-NOS NO Google News