Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretário fala sobre melhora salarial para o professor

Grazielle Machado /ABr - 18 de janeiro de 2007 - 05:53

O secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, André Lazaro, que representou o ministro Fernando Haddad na solenidade de comemoração dos 70 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou ontem (17) que melhorar o salário dos professores é uma questão "urgente" e "importante para a educação".

Na segunda-feira (15), o ministro havia considerado "razoável" um aumento do piso salarial. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) levou a Haddad proposta de elevar o piso para R$ 1.050 no nível médio e para R$ 1.575 no superior.

Durante a solenidade de hoje, o secretário executivo adjunto lembrou que o Inep é responsável pela elaboração e coordenação de programas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). E destacou o estudo da história da educação no Brasil nas últimas décadas.

"O Inep só vem crescendo e só vai crescer. Uma coisa importante é você ter séries históricas da educação brasileira e o Inep tem. Essas séries ajudam a entender a história da educação. Isso nos ajuda e enxergar onde estão as deficiências”, disse Lazaro.

O Instituto foi criado em 1937 com o objetivo de realizar pesquisas sobre os problemas do ensino no país. Em 1990, o órgão quase foi extinto pelo governo Collor, mas a mobilização da comunidade educacional conseguiu reverter a decisão. Hoje, Inep desenvolve e organiza o sistema de informações e estatísticas usadas pelo governo federal para elaborar e implementar programas educacionais em todos os níveis de ensino.


SIGA-NOS NO Google News