Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretário e Ibama concedem coletiva sobre ATPFs hoje

Christiane Reis - Campo Grande News - 20 de janeiro de 2006 - 05:53

O acordo que transferirá ao Estado a gestão integral dos recursos florestais, incluindo a emissão de Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), documento necessário para transporte de carga de carvão dentro e para fora do Estado, é assunto de entrevista coletiva hoje, às 11h30, no auditório da Sema. Os esclarecimentos serão feitos pelo diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel e pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira.
Mato Grosso do Sul começou a emitir autorização de supressão vegetal e aproveitamento de material lenhoso há três anos. Esse é o primeiro passo para controle dos recursos florestais. Mas ainda compete ao Ibama a emissão das ATPFs, multas por desmate sem autorização, supressão da mata ciliar, entre outras incumbências.
No último trimestre do ano passado, o Ibama comunicou à Sema que deixaria de emitir as ATPFs, repassando essa responsabilidade ao órgão estadual. No dia 20 de dezembro a Sema respondeu ao ofício do Ibama solicitando prazo para assumir as novas funções, alegando que não estava estruturada para tanto. Mesmo assim, a partir de 1º de janeiro deste ano o Ibama deixou de emitir as ATPFs, causando um impasse.
Na segunda-feira o secretário José Elias Moreira, acompanhado da assessora jurídica da Sema, Márcia Corrêa e do gerente de Recursos Florestais do Imap, Osvaldo dos Santos, foram a Brasília solicitar que o Ibama revisse a decisão, continuasse a emitir os documentos até que a Sema estivesse preparada para tanto.
Na reunião já foi discutido o esboço de um acordo entre Estado e União para repassar, paulatinamente, a gestão dos recursos florestais.A vinda de Antônio Carlos Hummel a Campo Grande adianta o processo; possivelmente um pré-acordo já será firmado, ou os termos principais do acordo serão fechados, com prazo para que o Estado passe a fazer o controle integral das florestas e dos produtos florestais.

SIGA-NOS NO Google News