Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretário de Saúde do Município afirma: a situação da Dengue é gravíssima

Redação - 15 de janeiro de 2020 - 13:58

Secretário de Saúde do Município afirma: a situação da Dengue é gravíssima

O Secretário Municipal de Saúde, José Lourenço Braga Liria Marin, informou hoje ao repórter da Rádio Patriarca FM, Hermezes Cortes, os números da Dengue no município, classificando a situação como "gravíssima".

Segundo o Secretário, há 390 casos notificados no município, sendo que 93 já foram confirmados pelo Laboratório Central em Campo Grande. Porém este mês de janeiro já houve um aumento do número de notificações.

Segundo o repórter Hermezes Cortes, ao menos uma das mortes ocorridas este ano no município, sem causa determinada, pode estar relacionada à dengue hemorrágica, cujo relatório do resultado da análise só sairá no final do mês. Há ainda um jovem que foi levado pela família para Campo Grande, com suspeita de Chikungunya.

O QUE É DENGUE ?

A dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e atualmente tem na vacina uma forma de prevenção.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os principais sintomas da dengue são

febre alta (38.5ºc)
dores musculares intensas
dor ao movimentar o olhos
mal estar
falta de apetite
dor de cabeça
manchas vermelhas no corpo
No entanto a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, podendo levar a morte. Normalmente a primeira manifestação da dengue é com febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações.

Na fase febril inicial da dengue pode ser difícil diferenciá-la da forma mais grave da doença que inclui dor abdominal intensa e continua. É importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do sistema único de saúde (SUS).

DENGUE TEM CURA?

A dengue, na maioria dos casos, tem cura espontânea depois de10 dias. A principal complicação é o choque hemorrágico, fazendo com que o coração perca a capacidade de bombear o sangue necessário para todo o corpo, levando a problemas graves em vários órgão e colocada a vida da pessoa em risco.

COMO PREVENIR

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando a água parada em pontos que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plástica e até recipientes pequenos como tampas de garrafas podem conter larvas de mosquitos.

Para quem for viajar em férias a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de plantas por areia, deixar a caixa d’água tampada, cobrir todos os reservatório de água como piscinas por exemplo, não deixar água da chuva acumular sobre a laje, colocar o lixo em sacos, manter as lixeiras bem fechadas e não jogar lixo em terrenos baldios.

CAUSAS

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa e a transmissão ocorre pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguma pessoa contaminada pode transportar o vírus da dengue.

O CICLO DE TRANSMISSÃO

A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipiente com água, ao saírem dos ovos as larvas vivem na água por cerca de uma semana, após este período o mosquito adulto se contamina ao picar uma pessoa infectado com o vírus e a partir de então transmite para para outros serem humanos.

A velocidade em que o mosquito aedes aegypti procria é muito rápida e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias.

Secretário de Saúde do Município afirma: a situação da Dengue é gravíssima

SIGA-NOS NO Google News