Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretária declara "operação de guerra” na fronteira

Renato Lima/Campo Grande News - 23 de junho de 2008 - 09:56

A secretária de Produção de Mato Grosso do Sul, Teresa Cristina Corrêa da Costa, disse hoje que o estado declarou uma “operação de guerra” na área de fronteira, para fiscalizar e coibir o trânsito de bovinos do Paraguai e Bolívia.

De acordo com a secretária “Mato Grosso do Sul não pode ficar sem o status [de área livre da febre aftosa] da OIE”.

A Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) reativou todas as barreiras fixas e móveis do Iagro, e ainda segundo a secretária, “falta identificar apenas cerca de 30% dos animais da área de fronteira”.

A chamada operação de guerra conta com o apoio dos fiscais do Iagro, Dof (Departamento de Operações da Fronteira), Polícia Federal e Polícia Militar. É exigido documentação dos animais que trânsitam dentro do Estado.

A não apresentação do documento implica em sacrifício dos animais e multa para o proprietário.

Falando sério – As políticas de defesa sanitária animal vieram à tona com a apreensão, feita pelo Dof, de 20 cabeças de gado paraguaio na região de Paranhos na sexta-feira passada. A suspeita de contrabando devido à falta de documentação levou os animais a serem sacrificados.

Lição de casa – “O Paraguai está fazendo a lição de casa”, disse despreocupada Teresa Cristina, explicando o uso de brincos vermelhos para identificar o gado paraguaio. “Já a Bolívia preocupa por ter abandonado políticas de defesa sanitária animal”.

Em julho, Mato Grosso do Sul vai apresentar a IOE, um planejamento de contingência para possíveis surgimentos de focos de febre aftosa. O documento pode dar ao Estado o status tão pleiteado.

As declarações da secretária foram dadas hoje em entrevista ao Bom Dia MS, da TV Morena.

SIGA-NOS NO Google News