Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretaria de Saúde inicia distribuição de preservativos femininos para municípios de MS

Luciana Bomfim, noticiasms - 30 de junho de 2012 - 07:20

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), através da Coordenadoria de DST/ AIDS, iniciou a distribuição de 42,5 mil preservativos femininos para 77 municípios do Estado. A quantia faz parte da primeira remessa de 2,2 milhões de unidades enviadas pelo Ministério da Saúde para todos os estados, de um total de 20 milhões previstos para este ano.

De acordo com a SES, a distribuição será focada inicialmente nos municípios prioritários que possuem Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE), Unidades de Dispensação de Medicamentos (UDM) e serviços aprimorados de DST/ AIDS. Entre eles estão os municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Campo Grande, Bela Vista, Nova Andradina, Amambai, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Chapadão do Sul. Os outros municípios também receberão os preservativos, porém em menor quantidade.

Para a coordenadora do Programa DST/ AIDS da SES, Clarice Souza Pinto, a distribuição inicial dos preservativos femininos servirá para analisar como mulheres receberão as unidades e também o reconhecimento do público vulnerável em Mato Grosso do Sul. “A primeira parte dos preservativos já está sendo distribuída aos municípios. Através dessa distribuição analisaremos como será a recepção do público alvo, além de fazermos os levantamentos e reconhecimento do público feminino vulnerável. Dessa forma poderemos direcionar de forma precisa as próximas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde ao longo do ano”, disse a coordenadora.

A distribuição do item prioriza populações definidas de acordo com critérios de vulnerabilidade, com foco em profissionais do sexo, mulheres vivendo e convivendo com doenças sexualmente transmissíveis, usuárias de drogas e seus parceiros e mulheres atendidas pelo sistema prisional. O preservativo também está disponível nos serviços de atenção à saúde para mulheres com dificuldade de negociar o uso do preservativo masculino com o parceiro.

A SES informa que os municípios já podem retirar os preservativos femininos. Para retirar as unidades os municípios devem entrar em contato através dos telefones: (67) 3318 1649 ou (67) 3318 1664.

Jefferson Gonçalves

SIGA-NOS NO Google News