Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretaria de Saúde desmente fake news sobre casos de coronavírus em Bonito

Campo Grande News - 07 de fevereiro de 2020 - 17:53

Trecho de mensagem com informações falsas sobre coronavírus em MS (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)
Trecho de mensagem com informações falsas sobre coronavírus em MS (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) precisou desmentir boataria sobre suposto caso de coronavírus em hotel de Bonito, distantes 257 km de Campo Grande.

Mensagens espalhadas por texto e áudio em grupos de WhatsApp apontam que cinco chineses teriam se hospedado no Zagaia Hotel. Três deles já estariam em São Paulo e outros dois ainda no hotel. Mas tudo não passa de uma fake news.

No áudio espalhado, um homem diz que “queria avisar todos da região de Jardim e Bonito que as autoridades não estão divulgando. Vieram seis turistas da China, cinco deles apresentaram sintomas de coronavírus. As autoridades não divulgam para não dar pânico”, afirma o homem.

A SES informou que não há nenhum caso suspeito ou provável de coronavírus no Estado e que também foi encaminhada uma nota técnica para o estabelecimento com esclarecimentos sobre a doença.

De acordo com a nota da SES, os principais sintomas clínicos são febre, tosse e dificuldade para respirar. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, classificou a fake news como desserviço.

“Isso é lixo. É importante dar uma checagem em toda matéria que não seja oficial, entrar no site do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde. Tem sites das secretárias municipais de Saúde. São 5.560 municípios. São 27 unidades de operação e todas elas têm gente que está a todo momento à disposição em plantões diários para orientar a população”, afirmou.

Em nota, a assessoria do Zagaia informou que “não existem chineses hospedados e nem com previsão de entrada nas reservas dos próximos dias”. Representantes do hotel entraram em contato com SES para desmentir a presença do grupo e afirmaram que “assim como a população, o Zagaia também é vítima de fake news”.

Para evitar casos como este, o Ministério da Saúde criou um serviçou de combate ao fake news. Na página da pasta na internet (clique aqui) qualquer cidadão pode mandar mensagem para averiguar a veracidade.

Secretaria de Saúde desmente fake news sobre casos de coronavírus em Bonito

SIGA-NOS NO Google News