Cassilândia, Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

07/02/2020 17:53

Secretaria de Saúde desmente fake news sobre casos de coronavírus em Bonito

Campo Grande News
Trecho de mensagem com informações falsas sobre coronavírus em MS (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)Trecho de mensagem com informações falsas sobre coronavírus em MS (Foto: Reprodução/Direto das Ruas)

 

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) precisou desmentir boataria sobre suposto caso de coronavírus em hotel de Bonito, distantes 257 km de Campo Grande.

Mensagens espalhadas por texto e áudio em grupos de WhatsApp apontam que cinco chineses teriam se hospedado no Zagaia Hotel. Três deles já estariam em São Paulo e outros dois ainda no hotel. Mas tudo não passa de uma fake news.

No áudio espalhado, um homem diz que “queria avisar todos da região de Jardim e Bonito que as autoridades não estão divulgando. Vieram seis turistas da China, cinco deles apresentaram sintomas de coronavírus. As autoridades não divulgam para não dar pânico”, afirma o homem.

A SES informou que não há nenhum caso suspeito ou provável de coronavírus no Estado e que também foi encaminhada uma nota técnica para o estabelecimento com esclarecimentos sobre a doença.

De acordo com a nota da SES, os principais sintomas clínicos são febre, tosse e dificuldade para respirar. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, classificou a fake news como desserviço.

“Isso é lixo. É importante dar uma checagem em toda matéria que não seja oficial, entrar no site do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde. Tem sites das secretárias municipais de Saúde. São 5.560 municípios. São 27 unidades de operação e todas elas têm gente que está a todo momento à disposição em plantões diários para orientar a população”, afirmou.

Em nota, a assessoria do Zagaia informou que “não existem chineses hospedados e nem com previsão de entrada nas reservas dos próximos dias”. Representantes do hotel entraram em contato com SES para desmentir a presença do grupo e afirmaram que “assim como a população, o Zagaia também é vítima de fake news”.

Para evitar casos como este, o Ministério da Saúde criou um serviçou de combate ao fake news. Na página da pasta na internet (clique aqui) qualquer cidadão pode mandar mensagem para averiguar a veracidade.

 

Secretaria de Saúde desmente fake news sobre casos de coronavírus em Bonito
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 28 de Fevereiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Quinta, 27 de Fevereiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Quarta, 26 de Fevereiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)