Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/07/2013 10:58

Secretaria de Saúde confirma dois casos de " gripe suína" em Paranaíba

Eliane dos Santos, Tribuna Livre

Dois casos da gripe Influenza A (H1N1), conhecida como “gripe suína”, estão confirmados em Paranaíba, conforme boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na última semana. Outros nove foram notificados, de janeiro até o último dia 18.

Em entrevista ao Tribuna Livre, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Bibiana Aparecida da Mata Franco, pediu atenção por parte da população paranaibense quanto aos sintomas e formas de transmissão da doença. Segundo a coordenadora, os sintomas são parecidos com o da gripe comum, porém com uma evolução bastante rápida, por isso exige alerta e procura de atendimento médico quando os sinais aparecerem.

“Peço a população que caso esteja aparecendo algum sintoma como febre acima de 38ºC, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e muscular, procure um médico, hospital ou o PSF de sua região”, alertou.

A equipe da Vigilância Epidemiológica de Paranaíba está acompanhando todos os casos confirmados e notificados em todos os hospitais da cidade. “Estamos em contato direto, inclusive, com o hospital da Cassems e Santa Casa, para que possamos colher o material de imediato e enviar para o laboratório de Campo Grande, seja feriado ou final de semana”, explicou Bibiana. O resultado é enviado de volta para Paranaíba em quatro dias.

Um dos agravantes da disseminação do vírus H1N1 é a fácil forma de transmissão, que acontece de pessoa para pessoa, por meio de secreção das vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. “É importante redobrar os cuidados até mesmo com pessoas que inicialmente não estão gripadas, pois os sintomas podem demorar 2 dias para aparecer, e a transmissão pode acontecer antes disso”, alertou a coordenadora.
Autor: Jornal Tribuna Livre Online

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)