Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Secretaria adota regras para notificar casos de mortes por coronavírus

Leonardo Rocha, Campo Grande News - 23 de março de 2020 - 10:38

A Secretaria Estadual de Saúde definiu como vai tratar os dados em relação a eventuais mortes em função do coronavírus, que para seguirem aos dados oficiais, precisa de um exame confirmando a doença. Nos casos suspeitos, serão levados em conta o histórico clínico, para se fazer o devido teste.

Sobre as mortes, a pasta definiu que vai entrar nos dados em relação ao coronavírus, aqueles pacientes que tiveram diagnóstico confirmado da doença, após exames laboratoriais. Vão ser considerados suspeitos (óbitos), quem tenha apresentado uma “síndrome respiratória” aguda grave, com o histórico clínico desta infecção.

Os casos confirmados de morte, terão em suas declarações de óbito a causa de “infecção por coronavírus”, já os suspeitos (não passaram por exames), o material biológico do paciente deverá ser coletado, para realização de exames no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de MS) ou em outro laboratório escolhido pela Secretaria.

Testes – Outra decisão da Secretaria é que ficará a cargo da Diretoria Geral de Vigilância de Saúde notificar os laboratórios que realizam testes do novo vírus, a repassar ao Lacen todos os casos suspeitos e resultados positivos da doença, determinado inclusive que os locais que descumprirem tais regras poderão sofrer sanções previstas no Código Sanitário Estadual, assim como outras penalidades legais.

O governo estadual está tomando medidas para fiscalizar e ter mais informações sobre quantas pessoas já foram infectadas em Mato Grosso do Sul, para que baseado nestes dados, possa tomar providências. Até o último boletim divulgado ontem (22), foram 21 casos (coronavírus) confirmados no Estado, sendo 19 em Campo Grande. -

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

SIGA-NOS NO Google News