Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seca: três cidades já decretaram emergência em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 25 de janeiro de 2006 - 07:11

Além de Iguatemi, que publicou ontem decreto de situação de emergência, os municípios de Japorã e Mundo Novo também publicaram seus decretos na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado. Em ambos os casos a economia já é penalizada com os focos de febre aftosa confirmados a partir de outubro do ano passado e que impuseram barreiras sanitárias e sacrifícios de animais naqueles municípios.

No decreto, o município de Japorã cita laudo técnico que aponta perda de 70% em seu quadro produtivo e alta dependência econômica do setor primário. Lá o baixo índice pluviométrico predomina desde outubro nas áreas rurais e afeta não só a agricultura mas também as pastagens. Em Mundo Novo, a estiagem ocorre desde meados de dezembro prejudicando perdas na cultura de soja, milho, algodão, mandioca, além de queda na produção de bovinos de carne e de leite.

Em 2005 foram 65 municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca que desta vez castiga especialmente o extremo Sul do Estado. A Fundação MS já calcula perda de 15% na safra de soja 1005/06, o que considerando a atual cotação significaria prejuízo na casa dos R$ 300 milhões.

SIGA-NOS NO Google News