Cassilândia, Domingo, 05 de Julho de 2020

Últimas Notícias

24/05/2020 13:00

Seca provocou quebra de 28,7% na safra de grãos de verão, aponta Emater

Arroz foi a única cultura com dados positivos: foram colhidos 7,6 milhões de toneladas, 0,9% acima do projetado inicialmente

Governo do RS
Seca provocou quebra de 28,7% na safra de grãos de verão, aponta Emater

Com a safra de grãos de verão praticamente encerrada, a Emater/RS e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, apresentaram os números finais da safra 2019/2020. A webconferência, na manhã desta sexta-feira (22/5), reuniu mais de 30 jornalistas e extensionistas.

Conforme o levantamento, o RS registrou, somente na soja, queda de 45,8% na produção, passando de 19,7 milhões de toneladas, como expectativa inicial, para 10,6 milhões. “Uma quebra significativa, em espacial na metade Sul, e que vai gerar muitos prejuízos para a economia gaúcha”, avaliou o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Paulo Rugeri. No caso do milho, cultura fundamental para a economia gaúcha, apesar do aumento de área de 1,5%, cerca de 2 mil hectares a mais, a produtividade apresentou perda média de 31,9%, gerando redução de 30,9% na produção, ou 1,8 milhão de toneladas a menos do que a estimada.

Das culturas apresentadas, o arroz foi a única com dados de produção positivos. Mesmo com redução de 1,8% na área com relação à estimativa inicial (961.377 hectares), passando para os atuais 944.038 hectares, foram colhidas 7.581.095 toneladas com o grão. Houve aumento de 0,9% com relação à estimativa inicial (7.510.872 toneladas). O feijão 1ª safra apresentou redução de 1,4% de área, ficando em 35.519 hectares, e diminuição de 14% na produção, sendo colhidas 53.908 toneladas.

No geral, a quebra da safra de grãos de verão no Rio Grande do Sul foi de 22.462.104 toneladas, 28,7% a menos do que a colheita 2018/2019, que foi de 31.497.723 toneladas.

De acordo com o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, técnicos e extensionistas acompanham e atualizam os números de cada cultura de forma quinzenal e o levantamento, que integra os compromissos da Emater/RS-Ascar com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), abrange 90% dos municípios produtores de cada cultura. “Nesse período, tivemos uma estiagem muito forte, que começou em dezembro e que gerou perdas que variam conforme a região e de acordo com o volume de chuva em cada fase das culturas”, observou Sandri.

Ao parabenizar o trabalho realizado há décadas pela Emater/RS-Ascar, o secretário Covatti Filho lamentou os prejuízos que a estiagem provocou para a safra de grãos, “deixando o produtor apreensivo e afetando inclusive as exportações”. Segundo o secretário, os prejuízos para a economia gaúcha são estimados de R$ 10 bilhões a R$ 15 bilhões.

Como alternativa para essa situação, cita a instalação da Câmara Temática da Irrigação, publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (22/5), que criará oportunidades para o produtor buscar linhas de crédito mais acessíveis para a irrigação, o Plano Safra, que será anunciado pelo governo federal até início de junho, e o fortalecimento do programa Troca-Troca, que se inicia na próxima semana, com subsídio do governo do Estado de 28% e juros mais baixos para os produtores.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 05 de Julho de 2020
Sábado, 04 de Julho de 2020
10:40
Cassilândia, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Inocência
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)