Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Seca no Centro-Oeste é mais branda este ano

Lílian de Macedo/ABr - 07 de agosto de 2005 - 08:22

A seca que atinge o Centro-Oeste durante o inverno está mais amena em comparação com o ano passado. Segundo a Defesa Civil do Distrito Federal, os índices de umidade relativa do ar em todos os estados estão acima dos 30% nas horas mais quentes do dia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), valores abaixo deste indicam estado de alerta. Já os inferiores a 20% oferecem risco à saúde.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirma a informação. O satélite NOAA, que monitora a região, registrou queda nos focos de incêndio na comparação com 2004.

Os índices de umidade acima do esperado não indicam, entretanto, que a região está livre da seca. "Estamos no início do mês. Por isso, ainda é muito cedo para dizer que a seca deste ano não oferecerá riscos", explicou o tenente Alexandre Pereira, da Defesa Civil do DF.

Por isso, disse Pereira, é preciso manter alguns cuidados com a saúde: evitar a prática de atividades físicas ao ar livre e a exposição ao sol, das 10 horas às 17 horas, ingerir líquidos e dar atenção especial às crianças e aos idosos.

Pereira lembrou também a necessidade de proteger florestas do fogo, principalmente às margens de estradas e rodovias. "Além de preservar a natureza, preservamos os motoristas, que perdem a visibilidade devido à fumaça", explicou.

SIGA-NOS NO Google News