Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

13/04/2005 08:03

Seca abala produção de leite em 40% e produtor pede SOS

O abalo na produção de leite que chega a até 40% em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, está fazendo com que a Câmara Setorial do Leite se mobilize para pedir socorro ao setor. Se por um lado os preços estão bem acima da média histórica, segundo explica a coordenadora da Câmara, Adriana Mascarenhas, cotado a R$ 0,50 o litro ao produtor, de outro não há pasto para alimentar o gado.

A estiagem que tem castigado as lavouras nos últimos meses também afetou a pastagem e o pecuarista vai entrar na entressafra, quando as chuvas escasseiam, sem alimento. Na manhã do dia 12 de abril, terça-feira, a Câmara esteve reunida com várias entidades e um produtor de Glória de Dourados declarou que a cooperativa do município já amarga queda de produtividade de 40%.

“Os preços estão acima da média história e tendem a aumentar. Mas há uma grande preocupação em relação ao custo de produção”, afirma Adriana Mascarenhas, ressaltando que muitos produtores não terão condições de suplementar o gado durante o período de seca. A situação fica ainda pior se a tendência de estiagem for mantida até meados de maio.

Durante a reunião, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário apontou a gravidade da situação para agricultores familiares, aos quais o acesso ao crédito acaba sendo mais difícil por exigências das instituições financeiras.

Hoje a produção de leite de Mato Grosso do Sul é de cerca de 450 milhões de litros de leite ao ano. São 35 mil produtores, dos quais 75% pequenos, ou seja, que tiram até 50 litros de leite ao dia. Para estes, comprar ração é algo impraticável, diante da estreita margem de lucro e pequena escala de produção.

Justamente para pedir socorro, a Câmara está elaborando um documento para solicitar que o Banco do Brasil informe quais as linhas mais viáveis para financiar a compra de suplemento alimentar para o gado leiteiro e também vai pleitear tratamento diferenciado a estes produtores afetados, a exemplo dos agricultores que tiveram o período para pagar financiamentos alongado devido às perdas no campo.

Hoje mais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul já decretaram situação de emergência. Além das ações emergenciais, a Câmara também vai buscar parcerias com entidades como O SRGC (Sindicato Rural de Campo Grande), a Embrapa e o próprio Banco do Brasil no sentido de promover no dia 15 de junho (data pré-fixada e a ser confirmada) um evento simultâneo em todos os municípios de Mato Grosso do Sul para prevenir que a mesma situação se repita na próxima safra.

A idéia é alertar o produtor para que tenha sempre reserva de alimentos em casos de fortes estiagens para que não necessite de suplementação tão intensa, o que significa custos aumentados.


Sindicato Rural de Campo Grande

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)