Cassilândia, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

13/09/2004 08:00

Sebrae promete apoiar produtores de orgânicos

Cristina Índio do Brasil/ABr

Rio - O Sebrae vai repetir, no próximo ano, o esquema de apoio a produtores de orgânicos que foi montado para a BioFach América Latina 2004, que reuniu no Rio de Janeiro durante três dias especialistas no setor. A informação é da gerente da Área de Desenvolvimento Local da instituição, Heliana Marinho, acrescentando que o fortalecimento do setor de orgânicos é inevitável e progressivo, principalmente por causa da adesão de produtores verificada no encontro.

O Sebrae esteve representado na feira com 13 estados da Federação trazendo os seus produtos e caravanas com mais de 400 pessoas que têm trabalhado no processo de cadeia produtiva que vai desde a forma de compra do insumo até como se faz o manejo da terra e a gestão do negócio, explicou a gerente, esclarecendo que a assistência técnica é feita em parcerias com as Emateres, com universidades e outros órgãos.

“É sempre um trabalho em que várias instituições têm que estar envolvidas porque é um elo de cadeia produtiva que, além de ser completo como agricultura, traz uma mentalidade e visão de mundos diferentes, que é a visão integrativa de todos querendo um mundo melhor. É uma visão bastante positiva”, disse Heliana.

O consultor do Sebrae/Paraná, Paulo Porch, que durante a feira orientou os produtores nos encontros com compradores interessados, disse que o sistema de parceria entre a instituição e outros órgãos vêm garantindo bons resultados no estado, que hoje é considerado um dos principais produtores de orgânicos no país. Na safra 2002/ 2003 a produção no Paraná atingiu 52000 toneladas em área plantada de 11577 hectares e presença de 3908 produtores.

Paulo Porch destacou que a crescente organização dos produtores em associações está ajudando o desenvolvimento do setor e foi fundamental para definir a presença deles na BioFach América Latina 2004.

A feira, a mais importante no âmbito internacional de produtos orgânicos, acontece anualmente em Nurenberg, na Alemanha. Uma vez por ano acontecem as versões em Tóquio, no Japão, e em Washington, nos Estados Unidos. Este ano teve a primeira para a América Latina, no Rio de Janeiro.

A expectativa dos organizadores é que ano que vem o encontro possa se realizar novamente na cidade. No ano passado o encontro tinha se restringido apenas a produtores brasileiros. Como a participação em 2004 se ampliou e a previsão para 2005 é que cresça ainda mais o número de interessados, o governo do Estado do Rio já ofereceu as instalações do ginásio do Maracanãzinho, na zona norte, para a realização do próximo encontro, que teria assim mais espaço que o hotel Glória onde aconteceu o encontro.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)