Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sebrae orienta novos prefeitos

contexto assessoria - 19 de novembro de 2004 - 14:27

A abertura do 1º Encontro Sul-Mato-Grossenses de Prefeitos e Prefeitas eleitos reuniu na noite desta quinta-feira, dia 19, no auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande, representantes de 49 municípios. Também estiveram presentes os dirigentes das entidades de apoio, instituições financeiras e órgãos de controle que estão promovendo o evento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Leôncio de Souza Brito Filho, disse que a entidade junto com os outros parceiros que estão realizando o evento, tem com a iniciativa o objetivo de ajudar democraticamente os novos gestores públicos a conhecer melhor os instrumentos que vão dispor para gerir os seus municípios.

Já o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), Valdeli dos Santos Ramos, parabenizou o Sebrae/MS e as outras entidades pela promoção do evento, e lembrou que é muito importante que os prefeitos conheçam e utilizem da melhor forma o que essas entidades, instituições financeiras e órgãos de controle tem a oferecer, porque as prefeituras necessitam dessas parceiras para atender as suas demandas.

“Vamos fazer desse auditório uma verdadeira sala de aula, já trazendo o 1º de janeiro, quando assumiremos as prefeituras para hoje (ontem). Esse encontro já é o início do nosso trabalho nos municípios”, comentou.

Em contrapartida, o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, alertou os novos prefeitos e prefeitas dos percalços que encontraram na administração de seus municípios, e em especial, sobre o cuidado redobrado que deverão ter para não desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário de Estado de Coordenação Geral de Governo, Raufi Marques, por sua vez, também elogiou a iniciativa do evento, e comentou baseado na experiência de quem já foi presidente da Câmara de Vereadores de Dourados e secretário de Governo de Dourados, que a primeira missão e mais dura dos novos prefeitos no início do mandato será promover um ajuste fiscal nos municípios e que a orientação que eles receberão durante o encontro será de muita ajuda nesse primeiro desafio.

A prefeita reeleita de Eldorado, Mara Caseira, comentou que apesar da experiência de quatro anos na administração do município, todo tipo de informação que o prefeito recebe em um evento como esse acabará revertendo em benefício para os municípios, porque haverá sempre um programa novo, uma ação nova que gestor público poderá levar para sua cidade.

O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa, que pela primeira vez vai administrar um município, também ressaltou a importância do encontro. “Com um evento assim, quem está assumindo um município pela primeira vez vai ter a dimensão real da administração pública. Vai abrir nossos horizontes e vai nos mostrar os canais conhecimento e relacionamento com as entidades e órgãos e também com outras autoridades”.

Além dos 49 prefeitos e prefeitas eleitos, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, do presidente da Assomassul, do prefeito de Campo Grande, do secretário de Estado de Coordenação Geral de Governo, também estiveram presentes na abertura do evento o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Londres Machado, os secretários de Estado de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, e de Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, os superintendentes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Maurício Quarezemin e Marcos Galles, entre outras autoridades.

O evento prossegue nesta sexta-feira, com apresentações de representantes do Sebrae/MS, Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Tribunal de Contas do Estado (TCE), dos conselhos regionais de Administração (CRA/MS), Contabilidade (CRC/MS), Econômica (Corecon) e Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (CRE/MS), do Ministério Público Estadual (MPE), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco do Brasil, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), da Secretaria de Estado de Planejamento, Ciências e Tecnologia (Seplanct), da Sanesul e da Enersul.

Também serão promovidas palestras com o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, sobre “Gestão Pública” e com Tadeu Comerlatto, ex-prefeito de Videira (SC), e um dos sócios da empresa Cooperfil, especializada em marketing eleitoral e que também congrega o instituto de pesquisas Perfil. Ele estará ministrando uma palestra sobre “Políticas Públicas”.

Além do Sebrae/MS participam da realização do evento o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, CREA/MS, CRA/MS, CRC/MS, Corecon/MS, MPE, Sanesul, Enersul, Agepan, Assomasul, Seplanct, TCE, Tribunal de Contas da União (TCU) e PNUD

SIGA-NOS NO Google News