Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/11/2004 14:27

Sebrae orienta novos prefeitos

contexto assessoria

A abertura do 1º Encontro Sul-Mato-Grossenses de Prefeitos e Prefeitas eleitos reuniu na noite desta quinta-feira, dia 19, no auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande, representantes de 49 municípios. Também estiveram presentes os dirigentes das entidades de apoio, instituições financeiras e órgãos de controle que estão promovendo o evento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Leôncio de Souza Brito Filho, disse que a entidade junto com os outros parceiros que estão realizando o evento, tem com a iniciativa o objetivo de ajudar democraticamente os novos gestores públicos a conhecer melhor os instrumentos que vão dispor para gerir os seus municípios.

Já o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), Valdeli dos Santos Ramos, parabenizou o Sebrae/MS e as outras entidades pela promoção do evento, e lembrou que é muito importante que os prefeitos conheçam e utilizem da melhor forma o que essas entidades, instituições financeiras e órgãos de controle tem a oferecer, porque as prefeituras necessitam dessas parceiras para atender as suas demandas.

“Vamos fazer desse auditório uma verdadeira sala de aula, já trazendo o 1º de janeiro, quando assumiremos as prefeituras para hoje (ontem). Esse encontro já é o início do nosso trabalho nos municípios”, comentou.

Em contrapartida, o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, alertou os novos prefeitos e prefeitas dos percalços que encontraram na administração de seus municípios, e em especial, sobre o cuidado redobrado que deverão ter para não desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário de Estado de Coordenação Geral de Governo, Raufi Marques, por sua vez, também elogiou a iniciativa do evento, e comentou baseado na experiência de quem já foi presidente da Câmara de Vereadores de Dourados e secretário de Governo de Dourados, que a primeira missão e mais dura dos novos prefeitos no início do mandato será promover um ajuste fiscal nos municípios e que a orientação que eles receberão durante o encontro será de muita ajuda nesse primeiro desafio.

A prefeita reeleita de Eldorado, Mara Caseira, comentou que apesar da experiência de quatro anos na administração do município, todo tipo de informação que o prefeito recebe em um evento como esse acabará revertendo em benefício para os municípios, porque haverá sempre um programa novo, uma ação nova que gestor público poderá levar para sua cidade.

O prefeito eleito de Amambai, Sérgio Barbosa, que pela primeira vez vai administrar um município, também ressaltou a importância do encontro. “Com um evento assim, quem está assumindo um município pela primeira vez vai ter a dimensão real da administração pública. Vai abrir nossos horizontes e vai nos mostrar os canais conhecimento e relacionamento com as entidades e órgãos e também com outras autoridades”.

Além dos 49 prefeitos e prefeitas eleitos, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, do presidente da Assomassul, do prefeito de Campo Grande, do secretário de Estado de Coordenação Geral de Governo, também estiveram presentes na abertura do evento o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Londres Machado, os secretários de Estado de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, e de Esporte e Lazer, Dirceu Lanzarini, os superintendentes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Maurício Quarezemin e Marcos Galles, entre outras autoridades.

O evento prossegue nesta sexta-feira, com apresentações de representantes do Sebrae/MS, Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Tribunal de Contas do Estado (TCE), dos conselhos regionais de Administração (CRA/MS), Contabilidade (CRC/MS), Econômica (Corecon) e Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (CRE/MS), do Ministério Público Estadual (MPE), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco do Brasil, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), da Secretaria de Estado de Planejamento, Ciências e Tecnologia (Seplanct), da Sanesul e da Enersul.

Também serão promovidas palestras com o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, sobre “Gestão Pública” e com Tadeu Comerlatto, ex-prefeito de Videira (SC), e um dos sócios da empresa Cooperfil, especializada em marketing eleitoral e que também congrega o instituto de pesquisas Perfil. Ele estará ministrando uma palestra sobre “Políticas Públicas”.

Além do Sebrae/MS participam da realização do evento o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, CREA/MS, CRA/MS, CRC/MS, Corecon/MS, MPE, Sanesul, Enersul, Agepan, Assomasul, Seplanct, TCE, Tribunal de Contas da União (TCU) e PNUD

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)