Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/04/2005 15:00

Sebrae/MS firma convênio com a Prefeitura de Costa Rica

Sheila Rosseto- Contexto Assessoria



O convênio firmado entre o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Costa Rica, através da Secretaria de Promoção Social, implantou no último dia 10 de abril, o projeto “Amanhecer Melhor”, uma oficina de artesanato com produção local de fios e fibras do algodão in natura. Os artesãos vão receber informações sobre técnicas de produção, processos e gestão empresarial aplicada ao setor artesanal de tecelagem.

Segundo o Gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS, Jorge Tadeu, a união vai possibilitar ao grupo uma melhor qualificação e vai trabalhar os produtos de modo que eles se tornem competitivos no mercado. “Nós vamos oferecer a essas artesãs treinamentos técnicos, gerenciais e cursos, para que elas possam ter sucesso e se tornar verdadeiras empreendedoras”. O Gestor ressaltou que as artesãs terão todo o apoio necessário e que a prefeitura se encarregou de montar uma estrutura física e adquirir os maquinários para que a oficina comece a funcionar.

Para o Secretário de Turismo de Costa Rica, Wilson Mateus, o projeto vai trazer desenvolvimento para o município, pois vai qualificar os artesãos valorizando a matéria-prima local. “Costa Rica é o maior produtor de algodão do Estado, e essa parceria vai trabalhar o nosso produto de forma que ele se torne rentável”. Wilson ressalta que é necessário mostrar o potencial que há na região e com essa parceria isso será possível. “Esse trabalho também tem uma grande relevância social, pois vai gerar emprego e renda”, conclui.

O Agente de Desenvolvimento Local de Costa Rica, Agoncílio Correia Barbosa, disse que o projeto foi articulado pelo Fórum de DLIS juntamente com as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida que estão ajudando no processo de organização do grupo de mulheres do Vale do Amanhecer. Agoncílio lembrou que as mulheres já se reuniam antes da implantação do projeto, mas o grupo não estava organizado. Com o auxilio do Dlis foi realizado um diagnóstico do artesanato no município, e então estabelecidas ações. “Estamos estruturando o grupo, começando pela fase de treinamento. Essa semana elas participaram de uma oficina de fiação manual”.

“Nós somos donas de casa e dependemos do marido pra tudo. Essa união vai nos trazer a possibilidade de ter uma profissão, de aprender e principalmente de crescer”, Nilza Gonçalves de Faria está no grupo há um ano e vê na união uma expectativa de gerar renda e melhorar a qualidade de vida de sua família. Assim como ela, outras mulheres estão entusiasmadas com o projeto “Amanhecer Melhor”, que hoje conta com a participação de quase 50 artesãs.

A diretora técnica do Sebrae/MS, Rose Ane Vieira, esteve presente no evento e destacou a importância da união do Sebrae/MS com a Prefeitura Municipal, Fórum de Dlis e Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida. “Essa parceira vai resgatar a auto-estima dessas mulheres. Com a qualificação elas serão inseridas no mercado de trabalho e vão melhorar a qualidade de vida de suas famílias”.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)