Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sebrae lança programa de rádio para esclarecer Simples

Sebrae - 02 de julho de 2007 - 08:20

No ar a partir de hnoje, Sebrae Responde trará as questões mais freqüentes dos empresários sobre o assunto

Empresários sul-mato-grossenses vão receber informações e tirar dúvidas sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pelas ondas do rádio. A partir do dia 2 de julho e até o dia 24 de agosto emissoras do Estado , inclusive a Rádio Patriarca de Cassilândia – vão transmitir o programa Sebrae Responde Lei Geral, parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).



O Sebrae Responde, que também será veiculado em mais de 500 rádios brasileiras, é composto de 40 programas, apresentados pelo ator Roberto Bomfim e com a participação de quatro técnicos do Sebrae.


O programa faz parte de uma série de ações promovidas pelo Sebrae para levar aos empreendedores e públicos interessados informações sobre a Lei Geral. A produção tem como base as questões mais freqüentes e importantes que envolvem o assunto. Empresários de todo o País, de vários setores, contribuíram com perguntas, respondidas pelos consultores.


A Lei Geral já está em vigor, exceto o capítulo tributário que terá vigência a partir de 1º de julho. Esse capítulo inclui o Simples Nacional, ou Supersimples, que significará menos burocracia, por conta dos pagamentos em um único documento, e redução de alíquotas. O novo sistema reunirá a arrecadação de tributos federais, estaduais e municipais.


Empresas que já fazem parte do atual Simples não precisam de nenhum procedimento para migrar ao Supersimples. As que forem abertas a partir de 1º de julho já integrarão o novo sistema. Cerca de 300 mil empresas que não podiam ingressar no Simples poderão participar do novo sistema, mas terão de preencher uma ficha da Receita Federal, no período de 1º a 31 de julho; mais informações no site www.receita.fazenda.gov.br.


Dúvida freqüente


A pergunta mais comum dos empresários diz respeito à redução das alíquotas no Supersimples. “Quem já está no Simples terá uma redução média de 20% a 30%. Dependendo do estado, como naqueles da região Norte e Nordeste, a redução no pagamento de impostos poderá chegar a 60%”, responde André Spínola, consultor do Sebrae. “Já quem não pertence ao Simples poderá ter uma diminuição de até 70%”, completa.


O programa pretende levar aos empreendedores de micro e pequenos negócios informações de utilidade sobre a Lei como, por exemplo, os trâmites necessários para os procedimentos, os prazos e a quem recorrer.


Na opinião do consultor Alessandro Machado, o programa vai estimular os empresários a buscar seus direitos. “A lei foi aprovada. Agora, precisamos fazer com que ela seja conhecida e regulamentada”, diz. “O Sebrae Responde Lei Geral incentiva o empresário a procurar seu prefeito, seu secretário, o Sebrae e outras instituições para se informar e exigir o cumprimento da Lei”, afirma.


O programa de rádio Sebrae Responde – Lei Geral será veiculado, de segunda à sexta-feira, na Rádio Patriarca de Cassilândia, às 10h57. Apenas três minutos por dia.

Hoje, a Rádio Patriarca entrevista o consultor do Sebrae, o economista Jorge Tadeu Veneza, sobre o assunto, no programa Rotativa no Ar, a partir das 11 horas.

SIGA-NOS NO Google News