Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/07/2005 12:41

Sebrae lança em Mato Grosso do Sul Empretec

Contexto Assessoria

Mato Grosso do Sul tem o maior rebanho bovino do País, com 24,9 milhões de animais (segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM 2003, divulgada pelo IBGE no fim do ano passado) e é um dos maiores produtores de grãos do Brasil, devendo colher nesta safra 7,5 milhões de toneladas (entre soja, milho, feijão e arroz), conforme estimativas da Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur).

Atento a demanda por capacitação que essa vocação agropecuária do Estado exige, o Sebrae adaptou para a realidade do produtor rural sul-mato-grossense o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, o Empretec, criando a modalidade Rural do treinamento.

A primeira turma do Empretec Rural será realizada em Campo Grande, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro. Entretanto o número de vagas é limitado, são apenas 30, e as inscrições já estão abertas. As entrevistas de seleção de candidatos serão realizadas entre os dias 15 e 19 de agosto.

Segundo o coordenador estadual do Empretec, Maki Lanzarini, a metodologia do Empretec Rural será a mesma utilizada na modalidade urbana, sendo que o seu grande diferencial é o que o modulo que trata do aspecto financeiro será focado em aspectos do cotidiano do produtor rural, como a produção e momento de plantio de diferentes culturas, por exemplo.

“Estaremos focando nesses aspectos porque serão eles que vão ajudar o produtor rural a agregar valor ao que ele produz, a ter o diferencial em relação aos outros agricultores ou pecuaristas”, explica Maki, completando que após o lançamento da turma piloto na Capital a modalidade pode ser levada para municípios do interior, como Maracaju, São Gabriel do Oeste e Coxim, entre outros.

O programa – O Empretec é um programa que tem o objetivo de estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de maneira a aumentar sua competitividade no mercado. O programa existe em mais de 60 países e no Brasil é executado pelo Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

No Mato Grosso do Sul foi lançado em 1996 pelo Sebrae e já formou mais de 1.709 empretecos através de 73 turmas em 13 municípios. Este ano a entidade promoveu uma turma em Campo Grande e estará levando o programa a outras cinco cidades: Bonito, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Dourados e Aparecida do Taboado.

Para participar o empreendedor deve se inscrever na unidade Sebrae de seu município, em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas, e nas outras cidades procurar o agente do DLIS ou o consultor do Projeto Empreender, ou ainda obter mais informações pelo telefone 0800 703 5511.

A inscrição é simples, o interessado preenche um formulário e passa por uma pré-seleção. Após essa etapa os candidatos passam por entrevistas com os técnicos credenciados pelo PNUD, que apontarão os aprovados para participarem do Empretec. Não é necessário que o candidato seja empresário para fazer o Programa, mas é indispensável que tenha uma idéia de negócio que pretenda implementar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)