Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sebrae assina acordo com instituições públicas

Sheila Rossetto / Contexto Assessoria - 13 de abril de 2005 - 14:36



O acordo assinado nesta terça-feira, 12 de abril, entre o Sebrae/MS, e instituições públicas e privadas, pretende aumentar o número de empresas formais constituídas por egressos do ensino superior, participantes do Desafio Sebrae até dois anos após a formatura, em 10% até dezembro de 2006, 20% até dezembro de 2007 e 30% até dezembro de 2008. A nova metodologia de trabalho adotada pelo Sebrae em 2004, a Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), possui ações que foram elaboradas, analisadas e aprovadas pelas instituições e agora serão colocadas em prática com a assinatura do documento.

Dentre as ações desta parceria estão previstas palestras de apresentação do Desafio Sebrae aos alunos, professores, diretores e reitores, em auditórios e salas de aula. Além de depoimento dos participantes das edições anteriores. Haverá também a mobilização de uma rede de apoio dentro das IES, para organizar reuniões com coordenadores de cursos, representantes do DCEs e Empresas Júniors para apresentação do Programa Desafio Sebrae.

Segundo a interlocutora do Desafio Sebrae no Estado, Viviane Alderete, o Desafio Sebrae tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora no meio universitário. É um jogo que simula um ambiente de negócios, e que proporciona aos participantes lidar com o dia-a-dia de uma empresa. “Esse ano as equipes administrarão uma empresa produtora de flores, e uma das inovações é que a empresa não virá pronta, a equipe deverá estruturá-la”. A ação envolve universitários de todo o Estado, inclusive alunos dos cursos seqüenciais. Viviane ressaltou que as vagas são limitadas, portanto, podem encerrar antes de junho que é o prazo final.

Para o diretor geral da Faculdade Estácio de Sá, Júlio Cezar da Gama Fernandes, a união do Sebrae e das instituições é muito importante, e a universidade também ganha benefícios, estimulando os universitários a serem empreendedores. ”O jogo gera uma competição sadia entre as universidades, e nesse projeto todos somos parceiros, nosso objetivo e atingir a meta”, conclui.

“Essa ferramenta traz uma nova visão para o acadêmico, além de comprometimento”. O professor da UCDB, Paulo do Valle, disse que o grande diferencial dessa parceria é que todos os acadêmicos terão a oportunidade de conhecer e participar do Desafio Sebrae. “Esse acadêmico com certeza será um diferencial no mercado”.

A presidente do DCE/UCDB, Juliana Casadori, aproveitou a oportunidade para parabenizar o Sebrae e as instituições parceiras pelo projeto, pois há uma valorização dos universitários com essa iniciativa. “Os acadêmicos são preparados para saírem da faculdade e procurarem um emprego e não para gerarem emprego”. Para Juliana o projeto com certeza será um sucesso, pois os acadêmicos poderão colocar em prática aquilo que aprendem.

O diretor superintendente do Sebrae/MS, Laurindo Petelinkar, disse que a competição no mercado é muito grande e a formação nem sempre nos dá a qualificação que é exigida”. A união do Sebrae e das instituições vai aumentar o número de empresas formais constituídas por egressos do ensino superior. “Acredito que o aprendizado dos acadêmicos é essencial para o desenvolvimento”.

Participaram da assinatura do acordo junto com o Sebrae/MS a Faculdade Estácio de Sá e DCE – Estácio de Sá, IESF e DCE-IESF, UCDB e DCE-UCDB, UEMS, UFMS e Empresa Júnior UFMS, Unaes e Empresa Júnior Unaes, Uniderp e DCE – Uniderp.

Desafio Sebrae – Estudantes universitários do Brasil inteiro poderão se inscrever no Desafio Sebrae 2005. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer logo sua inscrição. Para participar do jogo, a equipe deve conter entre três e cinco estudantes universitários regularmente matriculados em alguma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e pode ser formada por universitários de instituições diferentes. A meta é que 50 mil estudantes participem do Desafio Sebrae 2005.

As inscrições para o jogo estão abertas a partir do dia 12 de abril, e podem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. O início da competição está marcado para agosto. Os vencedores estaduais do jogo serão premiados em novembro. A semifinal nacional acontece no Rio de Janeiro, também em novembro e contará com a participação de 32 equipes. A final nacional está marcada para dezembro, em Brasília. A equipe campeã receberá como prêmio uma viagem de estudos à Itália.

SIGA-NOS NO Google News