Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sebrae abre inscrições para Prêmio Prefeito Empreendedor

Contexto Assessoria - 27 de setembro de 2005 - 08:00

Desde sexta-feira, 23 de setembro, estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005 que tem por objetivo destacar a gestão pública empreendedora, identificar iniciativas de sucesso, dispor de bancos de experiências e estimular a qualificação das prefeituras para promoção e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. O lançamento do Prêmio contou com a presença de prefeitos de 36 municípios, da vice-prefeita de Campo Grande, Marisa Serrano, além do secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor está na 4ª edição. O último evento aconteceu em 2003, com a participação de 34 prefeituras do Estado. O vencedor da etapa estadual do prêmio entregue em 2004 foi o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, com o Programa de Gestão Sustentável do Resíduo Urbano (reciclagem).

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Mato Grosso do Sul a expectativa para este ano é de que pelo menos 50 prefeituras inscrevam projetos para incentivar o empreendedorismo em seus municípios. “Nessa edição temos um grande desafio, cerca de 60% dos prefeitos são novos e ainda não conhecem o prêmio”. Laurindo agradeceu a presença de todos e convidou os prefeitos presentes a inscreverem projetos. Disse que o Sebrae vai disponibilizar consultores para ajudar na elaboração dos projetos.

O secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos e da Agência de Cooperação Brasileira dos Municípios, Pedro Wilson Guimarães participou da abertura. O secretário ressaltou que esse é o caminho para o desenvolvimento, estabelecer parcerias. “Ninguém trabalha sozinho todos participam do processo de desenvolvimento. Como educador digo que também é importante integrar as universidades, pois através da educação temos acesso à ciência, tecnologia, história entre outros. A educação é continuada, é o maior e melhor instrumento de desenvolvimento de um país”.

Caso de Sucesso – Em 2003, o prefeito de São José dos Campos/SP, Emanuel Fernandes, foi o vencedor da etapa Estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Emanuel disse que é fundamental valorizar o espírito empreendedor e divulgar essas experiências para que outros municípios possam também se desenvolver e fortalecer os pequenos negócios.

O ex-prefeito de São José dos Campos apostou no empreendedorismo e no desenvolvimento de novos negócios, criando projetos de desburocratização, como a Sala do Empreendedor, de acesso ao microcrédito, o Banco do Empreendedor, para desenvolvimento de novos negócios e incubadoras de empresas. Emanuel apostou ainda nas novas gerações implantando cursos voltados à formação da cultura empreendedora.

Prêmio – A apresentação do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi realizada pelo integrante da equipe de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Hélcio Franco Moreira. O consultor comentou que, a cada ano o prêmio vem crescendo e aumentando a qualidade. “Observamos o esforço que os prefeitos têm feito em seus municípios e procuramos valorizar e destacar essas iniciativas. Queremos que os prefeitos mostrem o trabalho que desenvolvem e que isso possa servir de exemplo para todo o país”.

Hélcio comenta que a cada edição o prêmio vai se aprimorando. A edição desse ano tem algumas novidades, além dos cinco prêmios para os vencedores regionais, um de cada região, serão concedidos mais cinco prêmios: um para o destaque 'grandes cidades' (população acima de 200 mil habitantes) e quatro para os destaques temáticos. Outra novidade é que a inscrição também é padronizada, todos os projetos terão o mesmo padrão. Os interessados deverão realizar sua inscrição preenchendo o Formulário de Inscrição Digital (FID). As premiações estaduais são mantidas, com os classificados em primeiro lugar concorrendo às premiações regionais.

As mudanças na premiação têm o objetivo de incentivar maior participação das prefeituras. As experiências ganhadoras vão fazer parte de um banco de informações para troca de experiências e, assim iniciativas inovadoras serão ampliadas.

Além do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor também foi lançada a Agência de Integração de Ações de Interesse Público do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Governo do Estado, Sebrae e Assomasul.





SIGA-NOS NO Google News