Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sebrae: 3,7 milhões de jovens não têm emprego

Benedito Mendonça / ABr - 17 de junho de 2004 - 13:54

A situação do jovem brasileiro diante do mercado de trabalho é bastante adversa, disse hoje o técnico do Sebrae responsável pelo programa Jovem Empreendedor, Raimundo Nunes Pereira. Ele explicou, durante a solenidade de lançamento do programa no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que o Brasil tem hoje 33 milhões de jovens e que, desse total, 80% estão em área urbana e 3,7 milhões não têm emprego. Segundo Pereira, a taxa de desemprego que atinge esse contingente de jovens chega a 18%.

O técnico do Sebrae afirmou que outro complicador é o acesso à escola. “Dezessete milhões não estudam”, ressaltou Pereira, acrescentando que entre os que estudam, apenas 13,3% conseguem chegar ao ensino superior.

O jovem empreendedor Zaqueu de Oliveira Braga, de 19 anos, é engraxate. Ele confirma essas desigualdades que incluem, além do nível de renda, o local de moradia dos jovens. “Entre escolher por seguir a vida do crime e estudar na Escola Ação Social do Planalto, optei por estudar e hoje estou tendo a oportunidade de, como empreendedor, contratar outros jovens que, como eu, têm muitas idéias e o objetivo de vencer através do trabalho”, afirmou.

SIGA-NOS NO Google News