Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Se não houver suspensão judicial, 8 mil votam na eleição da OAB/MS

Josemil Arruda, Campo Grande News - 13 de junho de 2014 - 07:36

A eleição para o preenchimento de 56 cargos vagos na seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) acontece na segunda-feira (16). Dos cerca de 11 mil advogados inscritos na seccional de Mato Grosso do Sul, em torno de 8,5 mil estão aptos a votar, por estarem quites com a tesouraria da entidade.

Duas chapas estão disputando estas eleições da OAB/MS, uma encabeçada pelo advogado Mansour Karmouch (chapa 2) e a outra por Alexandre Bastos (chapa 1). Ambos disputam o cargo de vice-presidente da diretoria que continuará sendo presidida por Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Além da campanha eleitoral das duas chapas também houve mobilização, principalmente através da internet, a favor do boicote e do voto nulo ou branco, orquestrada pelos dissidentes de Júlio Cesar que comandaram a “renúncia coletiva” no dia 21 de março passado.

Esse mesmo grupo ainda tenta, pela via judicial, suspender a eleição e afastar Júlio Cesar da presidência da entidade. Há um recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) contra a decisão da Justiça Federal de Campo Grande que rejeitou a ação contra o pleito, convocado pela Conselho Federal da OAB após a renúncia coletiva.

A crise institucional da OAB-MS começou em meados do ano passado em razão de tratativas contratuais de Júlio Cesar com o então prefeito Alcides Bernal (PP). O grupo de advogados que ele integrava se insurgiu contra, alegando ilegalidade, já que a contratação foi feita com dispensa de licitação e sob alegação de notória especialização inexistente, e imoralidade, em decorrência de Bernal ser advogado e responder a processos éticos na OAB.

SIGA-NOS NO Google News