Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Se não ganhar na Câmara, PT ficará fora da Mesa Diretora

Agência Brasil /Ana Paula Marra - 31 de janeiro de 2007 - 16:09

Caso perca a eleição para a Presidência da Câmara, amanhã (1º), a partir das 15 horas, o PT continuará sem representação na Mesa Diretora, como ocorre atualmente.

Em reunião com o presidente e candidato à reeleição Aldo Rebelo (PCdoB-SP), líderes partidários definiram há pouco como os cargos serão distribuídos entre os partidos. O PT só terá direito a uma suplência.

A primeira secretaria, cargo mais cobiçado, será ocupada por um deputado do PMDB. A primeira e a segunda vice-presidência ficarão, respectivamente, com PSDB e PR (o recém-fundado Partido da República, fusão entre PL e Prona).

As outras três secretarias serão do PP, PMDB (o partido terá dois cargos) e PFL, nesta ordem. Os quatro suplentes serão dos seguintes partidos: PTB, PDT, PPS e PT. Eles serão distribuídos da primeira à quarta suplência de acordo com a votação.

O "loteamento" é definido de acordo com a proporcionalidade, ou seja, o número de deputados de cada partido. Como abriu mão de disputar a Presidência em favor do PT, o PMDB terá o cargo mais influente - o primeiro secretário é uma espécie de prefeito da Câmara, que cuida de toda a parte administrativa e burocrática.

Na hora de votar, os deputados só poderão optar por deputados dos partidos determinados para cada cargo, sejam eles os candidatos oficiais da bancada, sejam outros que resolvem disputar por conta própria.

Os adversário de Aldo Rebelo são Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).


SIGA-NOS NO Google News