Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Se a eleição fosse hoje, Aécio Neves venceria Lula

Ibope - 11 de julho de 2015 - 21:04

Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre a disputa presidencial simulou dois cenários de segundo turno em uma eventual disputa para o cargo. Em um deles, que considera Aécio Neves e Lula, o senador mineiro recebe 48% das intenções de voto, contra 33% do ex-presidente. Votos brancos e nulos somam 15% e 3% não sabem ou preferem não responder.

Quando o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, substitui Aécio Neves, a disputa com Lula fica em empate técnico. O governador paulista é citado por 40% dos entrevistados e o ex-presidente, por 39%. Brancos e nulos totalizam 17% e 4% não sabem ou não respondem.

Nos dois cenários, a quantidade de eleitores que não escolhe um candidato cresce quanto mais alta a escolaridade, chegando a 26% entre os eleitores que fizeram faculdade no embate direto entre Geraldo Alckmin e Lula. Esse perfil de eleitor também aparece com maior frequência na região Sul do país (30%) e nas cidades das periferias das capitais (26%).

As perguntas sobre a disputa eleitoral foram incluídas no Bus, uma pesquisa mensal do IBOPE Inteligência que reúne perguntas de diferentes clientes, sendo que cada um deles recebe apenas os resultados dos seus questionamentos. “Nosso objetivo é acompanhar as opiniões da população sobre o cenário político brasileiro para nos apoiar em nossas análises”, explica Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência.

Ela, entretanto, pondera que esses resultados refletem a opinião da população neste momento e que esse pensamento pode mudar ao longo do tempo de acordo com os fatos políticos que surgem, bem como o desempenho e nível de conhecimento dos candidatos.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

SIGA-NOS NO Google News