Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Schimidt acredita que tendência é PDT lançar candidato

João Prestes/Campo Grande News - 07 de dezembro de 2005 - 18:10

O PDT caminha para lançar candidato próprio à Presidência da República, afirmou hoje o presidente regional João Leite Schimidt, decisão que mexe no quadro político regional tendo em vista a importância do partido no Estado. Três nomes estão sendo avaliados para encabeçar uma chapa pedetista: dos senadores Cristovam Buarque (DF) e Jefferson Peres (AM) e do governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.

O assunto será discutido em reunião nacional na sexta-feira e no sábado, no Rio de Janeiro, pelos presidentes de diretórios regionais e pelo diretório nacional do partido. Schimidt estava decidido a defender que o PDT não tivesse candidatura própria nem fizesse coligações em nível nacional para liberar as alianças nos Estados. Uma decisão pragmática, concordou o líder pedetista na entrevista da semana passada. Mas argumentou que era necessária para facilitar a eleição de deputados federais e estaduais, através de acordos regionais.

Hoje, o presidente regional do PDT já tende a apoiar a tese da candidatura própria. E assegura que essa é a opinião da maioria das lideranças nacionais. “Acho que meu discurso seria muito oco”, avalia. Ademais, começa a se convencer da viabilidade de um projeto próprio, dado o desgaste do PT e o vácuo que o escândalo do Mensalão provocou no cenário político.

No entender de Schimidt o eleitor está fragilizado, desencantado. Plageando Buarque, acredita que vencerá as eleições “quem conseguir reencantar o povo”. Caberia ao PDT reerguer as bandeiras e liderar um movimento de esquerda e quem sabe capitalizar o apoio de outras legendas de afinidade ideológica para formar uma frente alternativo ao PT, “Acho até mesmo que o Lula pode nem ser candidato.”

SIGA-NOS NO Google News