Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SC tem 13 casos confirmados de leptospirose

Paula Laboissière /ABr - 06 de dezembro de 2008 - 13:14

Brasília - A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina recebeu a notificação de 312 casos suspeitos de leptospirose, após as fortes enchentes que atingiram o estado.

Desses, 13 casos já foram confirmados: dois no município de Guabiruba, dois em Itajaí, dois em Joinville, um em São José, um em Guaramirim, um em Brusque, um em Gaspar, um em Camboriú, um em Navegantes e um em Palhoça.

De acordo com o último boletim divulgado pelo governo do estado, um caso de suspeita de leptospirose só é confirmado quando o resultado do exame de laboratório apresenta o reagente para a doença, transmitida pela urina de roedores domésticos.

O período de incubação da leptospirose vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares até quadros considerados mais graves, com a ocorrência de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte.

A orientação da Secretaria de Saúde estadual é que as pessoas, ao apresentarem algum sintoma, procurem a unidade de saúde mais próxima. Como forma de prevenção, as vítimas dos temporais em Santa Catarina devem evitar o contato com a água que sobrou das enchentes e também com a lama acumulada. Ao realizar a limpeza das casas, a orientação é utilizar sempre luvas e botas impermeáveis.


SIGA-NOS NO Google News