Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SC coloca barreira a MS para evitar febre aftosa

Inara Silva/Campo Grande News - 11 de outubro de 2005 - 08:13

A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina criou barreiras no Estado para evitar a contaminação do rebanho catarinense com a febre aftosa. A medida foi adotada em função de casos confirmados no Sul do Mato Grosso do Sul. Por este motivo, o governo catarinense proibiu provisoriamente o ingresso e a passagem de animais, produtos, subprodutos e materiais de multiplicação com origem e procedência de estados situados ao Norte de Santa Catarina. As 18 barreiras sanitárias na divisa de Santa Catarina com o Paraná e na fronteira com a Argentina já estão operando em regime de plantão 24 horas.
A instrução normativa também proíbe o ingresso e a passagem de grãos e frutas procedentes de estabelecimentos situados a menos de 25 quilômetros da área considerada de risco sanitário.
Segundo o jornal Diário Catarinense, a confirmação do foco de aftosa em Eldorado (MS) causou preocupação nos produtores e agroindústrias de Santa Catarina. Além da proximidade, pois há somente o Paraná como divisor, a doença poder fechar momentaneamente as exportações do Brasil, inclusive de Santa Catarina.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarnes) e vice-presidente da Perdigão, Paulo Ernani de Oliveira, disse que as reações dos importadores dependem dos acordos sanitários. Alguns países podem suspender as exportações de todo o país e outros apenas do Mato Grosso do Sul.
O acordo com a Rússia, por exemplo, prevê a suspensão das compras de onde ocorreu o foco, neste caso o Mato Grosso do Sul, mais os estados vizinhos, o que atingiria Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. As informações são do Diário Catarinense.

SIGA-NOS NO Google News