Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/07/2008 07:37

SBPC Jovem estimula estudantes em pesquisas científicas

Luana Lourenço/ABr

Campinas (SP) - Aos 13 anos, o estudante Douglas Real dos Santos já construiu uma colheitadeira de laranjas e um mecanismo para apagar incêndios florestais. O estudante da sétima série de uma escola da rede pública de Campinas é um dos pequenos cientistas que participam da SBPC Jovem, programação para crianças e adolescentes da 60° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Participo há dois anos de um projeto que lança desafios de ciências e já fizemos maquetes de uma colheitadeira, que já armazena as laranjas em caixas e de uma bomba de água para usar água de rios para apagar incêndios nas árvores”, explica.

Além de Douglas, estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país estão na Unicamp para apresentar trabalhos, experiências escolares, participar de oficinas e aprender ciência. “Eu acho muito importante ter um espaço como esse para mostrar o que estamos aprendendo. O que mais estou gostando são as exposições de trabalhos de outros colegas”, acrescentou o estudante Anderson de Oliveira, também de Campinas.

O estudante Renan Xavier Cálida veio de Salvador (BA) apresentar na SBPC uma série de experiências de química e física produzidas por ele e colegas para trazer conceitos de ciência para o dia-a-dia.

Didático, explicava aos passantes a complicada “teoria dos fluidos não-newtonianos” com a ajuda de um pouco de catchup e um mistura de água e amido de milho. “Temos três centros de pesquisa, sempre realizamos feira de ciências na escola. É muito bom trazer os projetos para mais gente ver”, apontou.

Além do espaço para jovens cientistas, a programação da reunião da SBPC inclui exposição de Ciência e Tecnologia e feira do livro. O encontro vai até a próxima sexta-feira (18).


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)